O que é a melatonina? Devemos tomá-la para adormecer?

A melatonina é a hormona que diz ao cérebro e ao corpo que chegou a hora de dormir.
Produzida pela glândula pineal, o pico da produção de melatonina nos humanos dá-se por volta das 2h da manhã e é regulada pelo relógio biológico responsável por comandar o ritmo circardiano – o ciclo de 12 horas de luz solar e 12 horas de escuridão.
Os níveis de melatonina aumentam à noite em resposta à escuridão e diminuem pela manhã em resposta à luz.

Estima-se que  ⅓ da população mundial sofra de distúrbios do sono,  principalmente de insónia, sendo mais frequentes em mulheres e idosos.

A falta de sono, tanto em termos de quantidade como de qualidade, pode causar diversos efeitos negativos sobre a saúde: disfunção metabólica, hipertensão, distúrbios vasculares, doenças neurocognitivas e cardiovasculares, levando a um aumento da mortalidade.

Atualmente, estão disponíveis suplementos de melatonina para ajudar a dormir melhor e mais rapidamente. Mas, parece que as coisas não são assim tão simples. A melatonina não melhora significativamente a capacidade de adormecer e não ajuda a manter o sono. Em contrapartida, há algumas medidas simples que podem ter impacto na qualidade do sono: regularidade na hora de dormir, manter o quarto fresco durante a noite, baixar as luzes em casa, uma hora antes de ir para a cama e praticar atividade física todos os dias.

O neurocientista Matt Walker explica num pequeno vídeo educativo, como funciona realmente a melatonina, a que chama também de “hormona da escuridão”, e se devemos tomá-la para a adormecer.

Matt Walker é professor de neurociência e psicologia na Universidade da California, em Berkeley, e diretor do Center for Human Sleep Science. A sua investigação tem como objetivo examinar o impacto do sono na saúde e nas doenças.

Assista agora ao vídeo disponibilizado pelo canal TED.

Referências:Zisapel, N. (2018). New perspectives on the role of melatonin in human sleep, circadian rhythms and their regulation. British journal of pharmacology, 175(16), 3190-3199.;Pereira, N., Naufel, M. F., Ribeiro, E. B., Tufik, S., & Hachul, H. (2020). Influence of dietary sources of melatonin on sleep quality: a review. Journal of food science, 85(1), 5-13.