Vidya-academia de yoga do Porto: experimente praticar

A escola Vidya-academia de yoga do Porto dedica-se à prática de yoga há cerca de 20 anos. Foi fundada por mim, depois de adquirir formação em Hatha Yoga e Asthanga Vinyasa Yoga. A escola está confortavelmente situada no centro do Porto em plena Rotunda da Boavista.

A prática e filosofia do Hatha Yoga foi compilada pela primeira vez no livro Hatha Yoga Pradipika, escrito por Svãtmãrãma, no século XV. A evolução desta prática milenar originou vários métodos, estilos e abordagens. Todas estas abordagens têm a mesma base de prática, utilizando as mesmas asanas, técnicas de respiração e meditação. A utilização destas técnicas e práticas tem como denominador comum o foco no momento presente, no corpo e na respiração. A forma como estas técnicas e práticas se incrementam e evoluem, guiam o praticante no domínio e aceitação de si.

A Vidya-academia de yoga do Porto oferece a possibilidade de entrar em contacto com esta prática ancestral e com os vários estilos de yoga. As aulas de Hatha Yoga centram-se, sobretudo, na correção postural e na melhoria do bem-estar em várias patologias e sintomatologias: tais como,  escolioses, hérnias discais, cefaleias, insónia, ansiedade, ataques de pânico, são alguns exemplos.  Nas aulas utilizam-se várias técnicas do método Iyengar, para fomentar a necessidade da correção e ajuste postural.

Existem também aulas para grávidas e no período pós-parto, para ajudar a manter a consciência do corpo e de uma mente serena, o que contribui para a comunhão estreita na consciencialização das alterações físicas e emocionais, criando assim condições ótimas para uma gestação tranquila. A futura mãe pode executar em casa algumas técnicas aprendidas nas aulas, para aliviar, por exemplo, dor na zona lombar ou saber utilizar a respiração para controlar a ansiedade e gozar de forma tranquila a relação amorosa e suprema entre mãe-filho.

Na Vidya-Academia e yoga do Porto há também aulas dirigidas a pessoas com cancro e com doenças autoimunes. Esta é uma área absolutamente apaixonante pela forma efetiva como ajuda a melhorar a qualidade de vida nas diversas fases de tratamento e sobrevivência da doença.

Ser professora de yoga ensinou-me que a prática de yoga, vai muito para além do ensino de posturas e da filosofia do yoga como modo de estar na vida. Para mim, dar aulas é ir ao encontro da personalidade do aluno. É permitir que cada postura, cada respiração, cada momento no saber estar presente, contribui de forma indelével, mas definitiva para o encontro com a essência de cada um, com a vontade de fazer e ser melhor. Com essa consciência e aceitação de quem se é, percebe-se como se pode evoluir para uma maneira de ser mais confortável e mais de acordo com aquilo que se deseja ser.

Fica o convite para inscrever-se numa aula gratuita e experimentar praticar yoga.
Visite o site e obtenha mais informações sobre os serviços disponíveis.

Alexandra Pereira, professora de yoga através da AIPYS-Asociación Internacional de Profesores de Yoga Sananda, Espanha 2000. Licenciada em Filosofia (FLUP 1988). Mestrado em Filosofia: “A filosofia do yoga: da prática a uma filosofia de vida” ( FLUP 2019) Exerce a sua actividade profissional de professora de yoga em Vidya-Academia de Yoga do Porto (Desde 2001). Dirigiu e ministrou cursos de Formação: "Curso de Professores de Yoga" (desde 2010 a 2016) e "Curso de Monitor de Yoga para técnico de SPA" (2013). Os seus atuais interesses de investigação, relacionam-se com as doenças autoimunes e cancro, e no contributo que a prática de yoga oferece para melhorar a condição física, mental e psicológica do praticante. Curso de especialização ("Yoga for Cancer Survivors" 2013). Alexandra Pereira, yoga teacher through the AIPYS-Asociación Internacional de Profesores de Yoga Sananda, Spain 2000. Specialization course ("Yoga for Cancer Survivors" 2013). Licenciate in Philosophy (FLUP 1988). Master Philosophy: “The Philosophy of Yoga: From Practice to a Philosophy of Life” (FLUP 2019) Professional activity: yoga teacher at Vidya-Academia de Yoga do Porto (since 2001). Direted and teached training Courses: "Yoga Teacher Course" (from 2010 to 2016) and "Yoga Monitor Course for SPA Technician" (2013). My current research, is relate to autoimmune diseases and cancer, and the contribution that the practice of yoga offers to improve physical, mental and psychological well-being in student.