Higiene emocional: tratar e curar as dores de coração  

Recorremos a um médico quando contraímos uma gripe ou sofremos com uma dor persistente e muito bem. Mas, por que não procuramos um profissional de saúde quando sentimos dor emocional? Quando sentimos culpa, perda ou solidão. Não podemos tratar uma ferida psicológica se nem sequer sabemos que estamos feridos.

A maioria dos portugueses lida solitariamente com problemas de saúde psicológica causados pelo sofrimento emocional. Porque é que a saúde física é mais importante para nós do que a saúde psicológica? O que sabemos sobre como preservar a nossa saúde psicológica?  O que ensinamos às crianças sobre a saúde emocional?

Guy Winch defende a prática da higiene emocional: cuidar das emoções e da mente com o mesmo cuidado com o qual cuidamos do corpo. A sua proposta é que levemos nossa saúde emocional tão a sério quanto levamos nossa saúde física.

Guy Winch é psicólogo e trabalha com indivíduos, casais e famílias. Tem vários livros escritos. Em português está disponível o livro “Como Curar Suas Feridas Emocionais”.
Pode conhecer a proposta da higiene emocional assistindo agora à palestra do Dr. Guy disponibilizada pelo canal TED. As legendas em português estão nas opções do canto inferior direito.

Créditos da imagem: https://phase-hitchin.org/blog/emotional-first-aid