Eu sou e eu vou: Dia Mundial do Cancro 2021

Assinala-se hoje o dia mundial do cancro 2021. Este dia começou a ser assinalado há 21 anos com o objetivo de sensibilizar e informar sobre este conjunto de doenças.

Este é o terceiro e último de 3 anos em que o tema escolhido para a campanha é “Eu sou e eu vou”. Lembrando que cada um de nós tem o poder de diminuir o impacto do cancro, na nossa vida individualmente, na vida dos nosso familiares e amigos e até no Mundo e que agindo em conjunto, conseguiremos melhores resultados na tarefa de reduzir o impacto global do cancro.

Para que os resultados surjam, é necessário que o compromisso se mantenha para lá do dia 4 de Fevereiro, com pequenas ou grande iniciativas pessoais ou coletivas. Todas as ações contam, porque cada uma terá algum impacto naqueles que nos rodeiam.

Neste Dia Mundial do Cancro 2021, somos convidados a refletir em alguns pontos sobre estas doenças:
– O acesso à informação dá-nos ferramentas para reconhecer sinais precoces de cancro e para fazer escolhas informadas.
– A adoção de estilos de vida saudáveis e definição de estratégias de prevenção, têm um impacto relevante na redução do número de cancros, já que se estima que pelo menos um terço dos cancros são preveníveis.
– O acesso aos serviços de saúde que asseguram o diagnóstico e tratamento dos casos de cancro, deve ser igualitário, independentemente do país de residência. Cerca de 70% das mortes por cancro ocorre em países em vias de desenvolvimento.
– A qualidade dos cuidados de saúde para o cancro, não tem apenas em consideração o impacto físico da doença, tendo também em conta o impacto emocional, sexual e social dos doentes e dos seus cuidadores.
– Estima-se que o cancro tem um impacto económico total anual de aproximadamente 1,16 triliões de dólares.
Trabalhar em conjunto com um objetivo comum, permite-nos partilhar competências, conhecimento e prestativas e conseguir melhores resultados.
– As escolas têm um papel fundamental na promoção de hábitos de vida saudáveis. O envolvimentos das instituições governamentais é fundamental para o sucesso de qualquer estratégia de prevenção que pretenda ter resultados de longo prazo.

Assista agora ao pequeno video da campanha “Eu sou e eu vou” e divulgue-o através das redes sociais. Junte-se ao movimento e use as hastags #IAmAndIWill  #WorldCancerDay.


Fonte de Informação:União Internacional para o Controle do Cancro (UICC); Créditos das imagens: worldcancerday.org

Inês Correia

Inês Almada Correia, nutricionista (3684N), pós-graduada em Nutrição em Oncologia pela Universidade Católica Portuguesa, frequenta o mestrado em Bioquímica Médica da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Tem colaborado com a Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) em ati (...)