Sabe a quantidade de açúcar que come todos os dias?

Sabe que quantidade de açúcar come por dia?

açúcares escondidos em quase todos os produtos embalados que compramos e comemos diariamente. Passam completamente despercebidos pelos consumidores, a maioria de nós.  Esses açúcares são ingredientes com lugar permanente em produtos alimentares que, por sua vez, são percepcionados como “saudáveis”.

O açúcar ou os açúcares escondidos consumidos no contexto de uma alimentação diária, promovem efeitos muito negativos na saúde. Diabetes, doenças do foro cardiovascular, obesidade associada a pelo menos 12 tipos de cancro são algumas das doenças já referidas pela literatura científica.

O documentário australiano “That Sugar Film alerta-nos para o problema real do açúcar que se esconde nas prateleiras dos supermercados. Ajuda-nos a visualizar o ambiente alimentar em que vivemos e a ilusão da qualidade das escolhas alimentares que fazemos, além do impacto negativo que o açúcar pode ter no corpo em apenas dois meses.

O filme é uma experiência vivida, ao longo de 60 dias, pelo ator Damon Gameau. Ele resolve iniciar uma dieta à base de produtos alimentares tidos e vendidos como “saudáveis”, onde se escondem cerca de 40 colheres de chá de açúcar, contabilizando 160 gramas de açúcares.  Essa quantidade, de 40 colheres, baseou-se nos indicadores de consumo médio de açúcar da dieta ocidental. Entre os produtos selecionados por Damon, estão cereais de pequeno almoço e granolas, sumos de fruta, barras de cereais, pães integrais e iogurtes magros. Durante a experiência, Damon Gameau manteve uma atividade física regular.

Assista agora ao filme com legendas em português. Analise as suas escolhas alimentares diárias e procure avaliar qual é a quantidade de açúcar escondido que está a comer por dia.

Margarida Vieira, nutricionista, licenciada em Ciências da Nutrição (FCNAUP-1991), mestre em Nutrição Clínica (ISCSEM-2008). Doutorada em Estudos da Criança, na especialidade de saúde infantil pela Universidade do Minho. Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas com a cédula profissional nº 0052N. Investigadora na Fundação para a Ciência e Tecnologia (2011-2015). Membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança – CIEC. Desenvolve a sua atividade na Investigação e na área da Nutrição Clínica. É autora e coordenadora de projectos de prevenção primária na área da saúde, bem como na organização e dinamização de seminários sobre hábitos alimentares saudáveis, predominantemente em ambiente escolar. Os seus atuais interesses de investigação, são no domínio da promoção e da comunicação para a saúde, na prevenção do cancro e de outras doenças crónicas. Responsável pela conceção e coordenação de campanhas para a prevenção do cancro. Trabalhou no Marketing Farmacêutico e especializou-se em Gestão e Comunicação da Marca (IPAM – 2003). Autora e fundadora do Stop Cancer Portugal, adotar um estilo de vida saudável. Usa o novo acordo ortográfico. Margarida Vieira, nutritionist, is PhD in Child Studies of the University of Minho. Member collaborator of the Research Centre for Child Studies - CIEC. 
She is author and coordinator of projects for primary prevention in health care as well as in the organization and promotion of workshops on healthy eating habits in the schools. Her current research interests are cancer prevention and other chronic diseases and health communication.
 Responsible for the design and coordination of the awareness of campaigns for the prevention of cancer. Worked in Pharmaceutical Marketing and specializes in Brand Management and Communication. Author and Founder of Stop Cancer Portugal Project.