A Família Durão: um conto infanto-juvenil sobre emoções e abraços

Depois de em 2017 ter lançado o conto “Um coração XXL”, Elsa Almeida regressa com um novo livro infanto-juvenil “A Família Durão”.

Este conto é sobre abraços, é sobre as emoções. Bem sei que saiu no final de 2018, mas depois de o ler não resisti a fazer agora a apresentação do livro  “A Família Durão”.
A época difícil que estamos a viver ficará na história pelas saudades que sentimos de dar abraços, de receber abraços, do abraço habitual de uma pessoa especial. Devida à regra do distanciamento físico e social, estamos todos e ao mesmo tempo, a sentir dificuldades em exprimir as nossas emoções através do contacto físico. Isso vai deixar marcas em cada um de nós. Sem emoção, parece que não existe ligação.

Mas, será que depois de tudo passar, vamos dar mais valor aos afetos humanos? Iremos pensar em melhorar a comunicação afetiva com os filhos, pais, irmãos, amigos?

O livro  “A Família Durão” e a sua estória pode ajudar crianças e famílias a compreender a verdadeira importância de exprimir as emoções, para melhorar a comunicação afetiva.

A autora Elsa Almeida é licenciada em Teologia e professora de Educação Moral e Religiosa Católica e as ilustrações são de Ana Luísa Oliveira. O livro encontra-se disponível para comprar nas principais lojas online: Wook, Bertrand e Fnac.

Margarida Vieira, nutricionista, licenciada em Ciências da Nutrição (FCNAUP-1991), mestre em Nutrição Clínica (ISCSEM-2008). Doutorada em Estudos da Criança, na especialidade de saúde infantil pela Universidade do Minho. Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas com a cédula profissional nº 0052N. Investigadora na Fundação para a Ciência e Tecnologia (2011-2015). Membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança – CIEC. Desenvolve a sua atividade na Investigação e na área da Nutrição Clínica. É autora e coordenadora de projectos de prevenção primária na área da saúde, bem como na organização e dinamização de seminários sobre hábitos alimentares saudáveis, predominantemente em ambiente escolar. Os seus atuais interesses de investigação, são no domínio da promoção e da comunicação para a saúde, na prevenção do cancro e de outras doenças crónicas. Responsável pela conceção e coordenação de campanhas para a prevenção do cancro. Trabalhou no Marketing Farmacêutico e especializou-se em Gestão e Comunicação da Marca (IPAM – 2003). Autora e fundadora do Stop Cancer Portugal, adotar um estilo de vida saudável. Usa o novo acordo ortográfico. Margarida Vieira, nutritionist, is PhD in Child Studies of the University of Minho. Member collaborator of the Research Centre for Child Studies - CIEC. 
She is author and coordinator of projects for primary prevention in health care as well as in the organization and promotion of workshops on healthy eating habits in the schools. Her current research interests are cancer prevention and other chronic diseases and health communication.
 Responsible for the design and coordination of the awareness of campaigns for the prevention of cancer. Worked in Pharmaceutical Marketing and specializes in Brand Management and Communication. Author and Founder of Stop Cancer Portugal Project.