Adoptar um estilo de vida saúdavel

Gostou? Partilhe

Azia: quais são as causas? E como pode prevenir? 

Quando a azia se torna uma queixa regular e cada vez mais intensa, o melhor conselho é ir ao médico. O mais provável é esperar pelo diagnóstico de doença de refluxo gastroesofágico.

O problema começa no esfíncter do esófago inferior, localizado na junção gastroesofágica. São diversas as causas da azia e a sua incidência tem vindo a aumentar: o fumo, a obesidade, o consumo excessivo de álcool e certos medicamentos aumentam o risco, para além de alguns alimentos que podem irritar ou ter um efeito relaxante sobre o esfinter do esófago.

Há, hoje, vários medicamentos que controlam a azia, mas antes que chegue ao ponto de não retorno, de ter refluxo, pode adotar hábitos de vida protetores que desempenham o papel da prevenção – a melhor resposta.

O médico gastroenterologista Rusha Modi detalha as causas da azia e quais são os tratamentos disponiveis no video educativo. Assista agora ao video animado disponibilizado pela TED-Ed com legendas em português nas opções do canto inferior direito.

A Osteogénese Imperfeita é uma doença hereditária, resultando alterações ósseas, anomalias cardiovasculares e em 50% dos casos, surdez.
Neste artigo exploramos o que é o autocuidado na saúde e na doença e quais são os fatores que podem influenciar.
O diagnóstico de uma surdez genética não-sindrómica é feito a partir de testes genéticos moleculares. Saiba mais sobre o tema.
O Código Europeu Contra o Cancro descreve medidas para que cada um possa adotar e reduzir o risco de cancro. Conheça as 12 medidas.