Azia: quais são as causas? E como pode prevenir? 

Quando a azia se torna uma queixa regular e cada vez mais intensa, o melhor conselho é ir ao médico. O mais provável é esperar pelo diagnóstico de doença de refluxo gastroesofágico.

O problema começa no esfíncter do esófago inferior, localizado na junção gastroesofágica. São diversas as causas da azia e a sua incidência tem vindo a aumentar: o fumo, a obesidade, o consumo excessivo de álcool e certos medicamentos aumentam o risco, para além de alguns alimentos que podem irritar ou ter um efeito relaxante sobre o esfinter do esófago.

Há, hoje, vários medicamentos que controlam a azia, mas antes que chegue ao ponto de não retorno, de ter refluxo, pode adotar hábitos de vida protetores que desempenham o papel da prevenção – a melhor resposta.

O médico gastroenterologista Rusha Modi detalha as causas da azia e quais são os tratamentos disponiveis no video educativo. Assista agora ao video animado disponibilizado pela TED-Ed com legendas em português nas opções do canto inferior direito.

Margarida Vieira

Margarida Vieira, nutricionista, licenciada em Ciências da Nutrição (FCNAUP-1991), mestre em Nutrição Clínica (ISCSEM-2008). Doutorada em Estudos da Criança, na especialidade de saúde infantil pela Universidade do Minho. Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas com a cédula profissional n (...)