Yogaterapia: o que é?

Ao longo do século XX o ocidente começou a tentar perceber a eficácia do yoga em algumas patologias. Os estudos até agora realizados são bastante promissores e encorajadores para que a prática de yoga seja encarada como uma ferramenta que pode contribuir para o bem-estar do ser humano, ao nível físico, emocional e psicológico. Para quem dá aulas de yoga a sensação que se tem é que a investigação nesta área e a sua divulgação em estudos ficam muito aquém daquilo que é experienciado pelo praticante, que sem hesitar encara o yoga como uma terapia de reabilitação.

A rigidez dos músculos e das articulações desgastam o aparelho músculo esquelético, inibem o movimento, provocando dor, levando ao desanimo e à frustração. A postura ereta começa a encontrar desequilíbrios e o envelhecimento físico e mental acontece. A idade não é responsável pela falência do corpo, mas sim a ausência de atividade física, sobretudo do estiramento. A prática de yoga permite aprender a saber alongar o corpo, o músculo reencontra a sua capacidade de alongar, permitindo por exemplo, ao nível da coluna um maior espaçamento entre as vértebras.

Para manter um corpo são, é preciso manter uma coluna flexível, assim como toda a estrutura da cintura pélvica. Para isso não é necessário praticar posturas de difícil execução, que podem levar ao desinteresse na prática de yoga. Quando a prática de yoga inclui estiramentos, rotações, flexões e equilíbrio, deve sobretudo respeitar o corpo tal como ele é, sabendo que com a respiração correta e o foco mental, é sempre possível conquistá-lo, milímetro a milímetro. O verdadeiramente importante é a consciência dessa conquista e não a realização de posturas complexas.

A prática de hatha yoga é a base para a yogaterapia, que para os hindus se define como o caminho para a realização espiritual por meio de uma disciplina física rigorosa. São múltiplos os estudos que se podem encontrar em vários artigos na internet, sobre o yoga e a asma, ou escolioses, ou a depressão, só para dar alguns exemplos.

A ligação entre a respiração e as posturas é fundamental para que o yoga como terapia tenha resultados facilmente perceptíveis. As posturas devem ser adaptadas a cada aluno, com vários tipos de apoio (mantas, almofadas, cintos, blocos de yoga, etc). A observação do corpo do aluno por parte do professor é fundamental para perceber como ajudar o aluno a ultrapassar as suas dificuldades ou limitações.

A prática de yogaterapia é fundamental para a correção postural (escolioses, cifoses, lordoses), para a melhoria da capacidade respiratória (asma, bronquite, enfisema pulmonar), e para a melhoria da qualidade de vida em doenças tais como, problemas cardíacos, cancro, esclerose múltipla, fibromialgia, entre outras patologias. Um centro de yoga e um professor devidamente certificado ajudam a um início de uma prática da forma mais correta.

[/fonte] Créditos da imagem: https://www.naturoterapias.com/yogaterapia.html [/fonte]

Alexandra Pereira, professora de yoga através da AIPYS-Asociación Internacional de Profesores de Yoga Sananda, Espanha 2000. Licenciada em Filosofia (FLUP 1988). Mestrado em Filosofia: “A filosofia do yoga: da prática a uma filosofia de vida” ( FLUP 2019) Exerce a sua actividade profissional de professora de yoga em Vidya-Academia de Yoga do Porto (Desde 2001). Dirigiu e ministrou cursos de Formação: "Curso de Professores de Yoga" (desde 2010 a 2016) e "Curso de Monitor de Yoga para técnico de SPA" (2013). Os seus atuais interesses de investigação, relacionam-se com as doenças autoimunes e cancro, e no contributo que a prática de yoga oferece para melhorar a condição física, mental e psicológica do praticante. Curso de especialização ("Yoga for Cancer Survivors" 2013). Alexandra Pereira, yoga teacher through the AIPYS-Asociación Internacional de Profesores de Yoga Sananda, Spain 2000. Specialization course ("Yoga for Cancer Survivors" 2013). Licenciate in Philosophy (FLUP 1988). Master Philosophy: “The Philosophy of Yoga: From Practice to a Philosophy of Life” (FLUP 2019) Professional activity: yoga teacher at Vidya-Academia de Yoga do Porto (since 2001). Direted and teached training Courses: "Yoga Teacher Course" (from 2010 to 2016) and "Yoga Monitor Course for SPA Technician" (2013). My current research, is relate to autoimmune diseases and cancer, and the contribution that the practice of yoga offers to improve physical, mental and psychological well-being in student.