As gorduras não são todas iguais. Escolha as saudáveis!

As gorduras não são todas iguais e para preservar a sua saúde deve escolher as saudáveis.
Para compreender melhor esta afirmação é importante que conheça as gorduras  e quais são as diferentes moléculas que as compõem, para saber identificar corretamente os diferentes tipos de gordura.

Os tipos de gordura que ingerimos ao longo do dia tem mais impacto na saúde, que a quantidade total de gordura que consumimos. Posto isto,  o tipo de gordura que escolhemos às refeições pode afetar o peso, os níveis de colesterol e aumentar o risco das doenças cardíacas, o que já não acontece com a quantidade de gordura que comemos.

Tire alguns minutos e preste atenção ao vídeo do químico do MIT George Zaidan, disponibilizado pelo canal TED-Ed. George Zaidan examina as diferentes moléculas de gordura, esclarecendo o que torna uma gordura saudável ou pouco saudável e como é que os diferentes tipos de gorduras se comportam de modo completamente diferente dentro de nós.

Aprenda, também, a identificar as gorduras TRANS na lista de ingredientes dos produtos alimentares. Denominadas também de “parcialmente hidrogenadas”, as gorduras TRANS são terríveis para a saúde.

Veja agora e aprenda a escolher as boas gorduras. Estão disponíveis legendas em português.

Margarida Vieira, nutricionista, licenciada em Ciências da Nutrição (FCNAUP-1991), mestre em Nutrição Clínica (ISCSEM-2008). Doutorada em Estudos da Criança, na especialidade de saúde infantil pela Universidade do Minho. Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas com a cédula profissional nº 0052N. Investigadora na Fundação para a Ciência e Tecnologia (2011-2015). Membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança – CIEC. Desenvolve a sua atividade na Investigação e na área da Nutrição Clínica. É autora e coordenadora de projectos de prevenção primária na área da saúde, bem como na organização e dinamização de seminários sobre hábitos alimentares saudáveis, predominantemente em ambiente escolar. Os seus atuais interesses de investigação, são no domínio da promoção e da comunicação para a saúde, na prevenção do cancro e de outras doenças crónicas. Responsável pela conceção e coordenação de campanhas para a prevenção do cancro. Trabalhou no Marketing Farmacêutico e especializou-se em Gestão e Comunicação da Marca (IPAM – 2003). Autora e fundadora do Stop Cancer Portugal, adotar um estilo de vida saudável. Usa o novo acordo ortográfico. Margarida Vieira, nutritionist, is PhD in Child Studies of the University of Minho. Member collaborator of the Research Centre for Child Studies - CIEC. 
She is author and coordinator of projects for primary prevention in health care as well as in the organization and promotion of workshops on healthy eating habits in the schools. Her current research interests are cancer prevention and other chronic diseases and health communication.
 Responsible for the design and coordination of the awareness of campaigns for the prevention of cancer. Worked in Pharmaceutical Marketing and specializes in Brand Management and Communication. Author and Founder of Stop Cancer Portugal Project.