Conservantes alimentares: uma lição simples e completa em 5 minutos

Sem conservantes alimentares há alimentos que duram apenas alguns dias ou não duram mais que umas horas. Graças aos conservantes alimentares podemos impedir a deterioração dos alimentos para os encontrar disponíveis nas prateleiras de um supermercado.

Os alimentos podem ser preservados e processados através de diferentes métodos para um consumo seguro. No entanto, há métodos que afetam a composição química dos alimentos, o seu valor nutricional e até o seu potencial carcinogéneo.

Quais são os conservantes alimentares mais utilizados? Como é que eles preservam os alimentos em bom estado para durar muitos meses? São seguros?
A educadora Eleanor Nelsen dá todas as respostas numa lição de 5 minutos.
Veja o vídeo disponibilizado pelo canal TED-Ed e programe as legendas para português, no painel inferior do lado direito.


Referências: World Cancer Research Fund/American Institute for Cancer Research. Continuous Update Project Expert Report 2018. Preservation and processing of foods and the risk of cancer. Available at dietandcancerreport.org

Margarida Vieira, nutricionista, licenciada em Ciências da Nutrição (FCNAUP-1991), mestre em Nutrição Clínica (ISCSEM-2008). Doutorada em Estudos da Criança, na especialidade de saúde infantil pela Universidade do Minho. Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas com a cédula profissional nº 0052N. Investigadora na Fundação para a Ciência e Tecnologia (2011-2015). Membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança – CIEC. Desenvolve a sua atividade na Investigação e na área da Nutrição Clínica. É autora e coordenadora de projectos de prevenção primária na área da saúde, bem como na organização e dinamização de seminários sobre hábitos alimentares saudáveis, predominantemente em ambiente escolar. Os seus atuais interesses de investigação, são no domínio da promoção e da comunicação para a saúde, na prevenção do cancro e de outras doenças crónicas. Responsável pela conceção e coordenação de campanhas para a prevenção do cancro. Trabalhou no Marketing Farmacêutico e especializou-se em Gestão e Comunicação da Marca (IPAM – 2003). Autora e fundadora do Stop Cancer Portugal, adotar um estilo de vida saudável. Usa o novo acordo ortográfico. Margarida Vieira, nutritionist, is PhD in Child Studies of the University of Minho. Member collaborator of the Research Centre for Child Studies - CIEC. 
She is author and coordinator of projects for primary prevention in health care as well as in the organization and promotion of workshops on healthy eating habits in the schools. Her current research interests are cancer prevention and other chronic diseases and health communication.
 Responsible for the design and coordination of the awareness of campaigns for the prevention of cancer. Worked in Pharmaceutical Marketing and specializes in Brand Management and Communication. Author and Founder of Stop Cancer Portugal Project.