Águas aromatizadas de fruta fresca: refrescar, nutrir e saborear

Pêssego, ameixa, melancia e melão, mirtilos ou ananás são algumas das opções de fruta própria do verão. Para os dias mais quentes, quando o calor aperta mesmo, pensamos muito mais vezes em beber uma bebida bem refrescante do que em comer uma peça de fruta. Mas podemos ter as duas numa só: água misturada com fruta pode ser a melhor estratégia para aliar hidratação, nutrição, sabor e saúde.

As águas aromatizadas de fruta fresca são bebidas tradicionais da América Central, popularmente conhecidas por águas frescas. Além de fruta, os mexicanos fazem-nas adicionando também cereais, flores ou sementes. Na verdade, é uma maneira deliciosa de dar um toque de sabor à água, desencorajando o consumo de bebidas sobrelotadas de açúcares ou de adoçantes. Qualquer que seja a fruta eleita para a sua água aromatizada, uma bebida destas, oferece mais vitaminas, minerais e fibras, nutrientes altamente necessários para o funcionamento correto do corpo humano e faz bem a todos, sobretudo aos mais frágeis ao calor – as crianças e os seniores.

Águas aromatizadas de fruta fresca: fazer agora para dois

Neste momento a minha fruteira tem ananás e mirtilos que vou usar como exemplos para dar as indicações necessárias. Misturo uma chávena de mirtilos e outra de ananás para duas chávenas de água e coloco tudo no liquidificador. Adiciono sumo de lima, limão ou laranja e alguns cubos de gelo. Apanho algumas folhas de hortelã da minha horta caseira para dar ainda mais sabor. Adiciono um pouco de mel (uso 1 colher de chá mas nem sempre é preciso) ou então faça como os mexicanos optando pelo xarope de agave. De acordo com a fruta escolhida, nem sempre há necessidade de o adicionar.

Experimente com diferentes frutos. Há algumas águas aromatizadas que são melhor aceites que outras.

Um copo grande desta água aromatizada, com esta fruta, o ananás e os mirtilos, corresponde a duas porções de fruta e atinge aproximadamente estes valores nutricionais: 79 calorias, 14 g de açúcares de fontes naturais, 3 g de fibras alimentares distribuídas por fibras solúveis e insolúveis, e uma concentração de diferentes substâncias fitoquímicas do grupo dos polifenóis. Estas substâncias têm efeitos benéficos, sobretudo na prevenção das doenças cardiovasculares e alguns tipos de cancro.

Veja a fruta que tem, escolha e faça águas aromatizadas de fruta fresca para refrescar, nutrir e saborear.

Fonte de informação: https://fdc.nal.usda.gov/

Margarida Vieira, nutricionista, licenciada em Ciências da Nutrição (FCNAUP-1991), mestre em Nutrição Clínica (ISCSEM-2008). Doutorada em Estudos da Criança, na especialidade de saúde infantil pela Universidade do Minho. Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas com a cédula profissional nº 0052N. Investigadora na Fundação para a Ciência e Tecnologia (2011-2015). Membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança – CIEC. Desenvolve a sua atividade na Investigação e na área da Nutrição Clínica. É autora e coordenadora de projectos de prevenção primária na área da saúde, bem como na organização e dinamização de seminários sobre hábitos alimentares saudáveis, predominantemente em ambiente escolar. Os seus atuais interesses de investigação, são no domínio da promoção e da comunicação para a saúde, na prevenção do cancro e de outras doenças crónicas. Responsável pela conceção e coordenação de campanhas para a prevenção do cancro. Trabalhou no Marketing Farmacêutico e especializou-se em Gestão e Comunicação da Marca (IPAM – 2003). Autora e fundadora do Stop Cancer Portugal, adotar um estilo de vida saudável. Usa o novo acordo ortográfico. Margarida Vieira, nutritionist, is PhD in Child Studies of the University of Minho. Member collaborator of the Research Centre for Child Studies - CIEC. 
She is author and coordinator of projects for primary prevention in health care as well as in the organization and promotion of workshops on healthy eating habits in the schools. Her current research interests are cancer prevention and other chronic diseases and health communication.
 Responsible for the design and coordination of the awareness of campaigns for the prevention of cancer. Worked in Pharmaceutical Marketing and specializes in Brand Management and Communication. Author and Founder of Stop Cancer Portugal Project.