Conheça mais alguns benefícios da atividade física

Numa altura que nos convida a refletir sobre as diversas áreas das nossas vidas, desafiamo-lo a conhecer o que a atividade física pode fazer pelo seu humor e pela sua memória.

neurocientista Wendy Suzuki na sua palestra do canal TED Talk, argumenta que a atividade física é a prática mais transformadora que podemos incluir na nossa rotina.

A prática de atividade física regular pode reduzir o risco de desenvolver diversas doenças neurológicas e proteger o cérebro dos efeitos do envelhecimento. Nesta palestra ficará a conhecer alguns resultados da pesquisa desta neurocientista, relativa às benéficas alterações que a atividade física provocará no nosso cérebro a curto e longo prazo.

A importância da atividade física regular é atualmente inquestionável, pela abrangência de benefícios que trará a quem a inclui na sua rotina. Considera-se atividade física, toda a atividade que induza um gasto energético acima do gasto energético de repouso, onde se incluem as tarefas domésticas, lavar o carro, passear o cão, entre outras. No fundo, qualquer atividade que contribua para a redução dos tempos sedentários.

Quanto ao exercício físico, isto é, movimentos executados de forma planeada com um objetivo definido, os benefícios parecem existir se a prática for mantida ao longo do tempo, mas também parecem haver benefícios cognitivos na prática mais pontual.

Tenha em mente que os maiores benefícios para a sua saúde serão colhidos quando se integram diariamente, a componente da atividade física/exercício físico, da alimentação, assim como de práticas que contribuam para uma boa saúde mental. E é por isso que, mesmo numa altura em que poderá parecer contraintuitivo falar de atividade física, por serem mais limitadas as opções para a sua prática, se deverá lembrar que há soluções para que se mantenha ativo mesmo a partir de casa.

Assista à palestra e conheça algumas atividades que podem passar a fazer parte do seu dia-a-dia, para que comece a construir a conta-poupança para o seu cérebro.

Referências:  Basso JC, Suzuki WA.The Effects of Acute Exercise on Mood, Cognition, Neurophysiology, and Neurochemical Pathways: A Review.Brain Plast. 2017 Mar 28;2(2):127-152.Crédito da imagem:https://brainfitnesschile.cl/por-que-olvidamos-las-cosas/

Inês Correia

Inês Almada Correia, nutricionista (3684N), pós-graduada em Nutrição em Oncologia pela Universidade Católica Portuguesa, frequenta o mestrado em Bioquímica Médica da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Tem colaborado com a Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) em ati (...)