O Yoga e a pandemia Covid-19

Pode o yoga ajudar na gestão física e emocional da situação atual de pandemia do novo coronavírus (COVID-19)?

Ocupar os nossos dias com as notícias sobre a evolução da doença e a forma como deve ser gerida, tornou-se para a grande maioria de nós uma quase rotina. Mas esta rotina pode criar um elevado grau de incerteza sobre a melhor forma de gestão e de angústia em relação ao futuro, ou seja, gera-se stress, ansiedade e estados depressivos. O yoga oferece algumas alternativas a estes estados emocionais, tal como afirma um artigo publicado no Harvard Health Blog, da Harvard Medical School.

Quando a preocupação aumenta, o corpo ressente-se. Surgem tensões musculares, desconforto físico, dores difusas e muitas vezes um agravamento das dores recorrentes. Ao nível emocional quando as preocupações aumentam, surge alguma irritabilidade, pensamentos recorrentes, pessimismo, ou seja, manifesta-se em ansiedade e angústia.

Este é um momento para perceber que a capacidade de ultrapassar estes estados está em nós. É preciso confiar nas nossas capacidades e saber quem somos e aquilo que temos a defender. A defesa a uma ameaça confere um enorme poder de luta e resiliência, sobretudo quando esse poder é dirigido ao bem comum. Fazer bem a nós próprios cria sentimentos de conforto e quietude emocional, mas quando se sente o bem que se faz ao outro é revigorante.

Um dos caminhos a seguir para ajudar a ultrapassar o isolamento físico, a que estamos sujeitos é criar uma rede de contactos: amigos e familiares, através das redes sociais, por telefone, mensagens ou e-mail. A força das suas relações com amigos e familiares permite sentir apoio e conforto emocional. Procure também manter-se ativo, descobrir coisas novas, procurar outros temas de motivação.

Como pode a prática do yoga ajudar agora?

Mesmo que nunca tenha experimentado e possa não ter interesse, talvez tenha, agora, chegado o momento de fazer coisas diferentes, sabendo os benefícios que essa descoberta pode dar: flexibilidade, concentração, serenidade, assertividade, autoconfiança, tónus muscular, entre outros benefícios.

A respiração é o alicerce da prática de yoga. Respire de uma forma tranquila, prolongando a inspiração e a expiração. Faça respirações completas, inspire, sinta o diafragma a alargar e toda a caixa torácica até à zona das clavículas. Expire sentindo a caixa torácica a voltar ao seu tamanho natural a partir da parte superior do abdómen. A meditação faz parte do esquema tradicional das aulas de yoga, sendo reconhecido o seu efeito calmante e assertivo no pensamento. Pode prolongar mais os seus momentos de meditação, procurando na internet vídeos sobre o tema.

Pode também criar um momento divertido para toda a família: uma aula de yoga online, organizando momentos de felicidade, momentos saudáveis.

Alexandra Pereira, professora de yoga através da AIPYS-Asociación Internacional de Profesores de Yoga Sananda, Espanha 2000. Licenciada em Filosofia (FLUP 1988). Mestrado em Filosofia: “A filosofia do yoga: da prática a uma filosofia de vida” ( FLUP 2019) Exerce a sua actividade profissional de professora de yoga em Vidya-Academia de Yoga do Porto (Desde 2001). Dirigiu e ministrou cursos de Formação: "Curso de Professores de Yoga" (desde 2010 a 2016) e "Curso de Monitor de Yoga para técnico de SPA" (2013). Os seus atuais interesses de investigação, relacionam-se com as doenças autoimunes e cancro, e no contributo que a prática de yoga oferece para melhorar a condição física, mental e psicológica do praticante. Curso de especialização ("Yoga for Cancer Survivors" 2013). Alexandra Pereira, yoga teacher through the AIPYS-Asociación Internacional de Profesores de Yoga Sananda, Spain 2000. Specialization course ("Yoga for Cancer Survivors" 2013). Licenciate in Philosophy (FLUP 1988). Master Philosophy: “The Philosophy of Yoga: From Practice to a Philosophy of Life” (FLUP 2019) Professional activity: yoga teacher at Vidya-Academia de Yoga do Porto (since 2001). Direted and teached training Courses: "Yoga Teacher Course" (from 2010 to 2016) and "Yoga Monitor Course for SPA Technician" (2013). My current research, is relate to autoimmune diseases and cancer, and the contribution that the practice of yoga offers to improve physical, mental and psychological well-being in student.