Como fazer do stress um amigo: uma nova perspetiva com vantagens

Acredita que o stress é prejudicial à sua saúde?

Durante anos tem sido dito que o stress aumenta o risco de contrair doenças, como as do foro cardiovascular, tornando-o um inimigo da saúde pública. Faz bater o coração com mais força, a respiração acelera e a testa encharca-se de suor. Estas alterações físicas são interpretadas como sinais de que não estamos a lidar muito bem com a pressão a que estamos expostos e temos ansiedade.

Mas a investigação recente sugere que o stress pode não ser assim tão mau e aconselha a que conheçamos as suas vantagens. Também apresenta um mecanismo diferente e radical. Em vez de o temer, procure torná-lo um aliado. Por outras palavras, o modo como pensa e como age pode transformar as suas “experiências de stress”, numa resposta biológica útil.

Kelly McGonigal é psicóloga clínica da Universidade Stanford e a sua missão é ajudar as pessoas a serem mais felizes e saudáveis. Oiça a palestra da Drª Kelly McGonigal proporcionada pela Ted Talks e compreenda os mecanismos do stress, as suas vantagens  para nos tornar socialmente inteligentes e “totalmente humanos”.

Créditos da imagem  Aarón Blanco Tejedor on Unsplash