Controlar o aumento do peso na cessação tabágica

Muitas pessoas querem parar de fumar, mas adiam essa decisão por recear não controlar o aumento do peso.  Na verdade, o medo de aumentar o peso é uma das principais razões citadas pelos fumadores em desistir de fumar.

Continuar a fumar é mais perigoso que ganhar algum peso, que pode ser visto como um pequeno preço a pagar pelos múltiplos benefícios de parar de fumar. A cessação tabágica diminui a morbilidade e a mortalidade relacionada com doenças do foro oncológico, vascular, respiratório e aumenta a expectativa de vida em mais de 10 anos. É um componente essencial da prevenção primária e secundária das doenças cardiovasculares.

De facto, um dos efeitos da cessação tabágica é o ganho de peso. A maioria das pessoas quando ficam livres do tabaco e da nicotina têm mais apetite e o seu metabolismo fica mais lento, havendo um ganho de peso na ordem dos 4 a 5 kg até aos 12 meses e em que o maior aumento acontece nos primeiros 3 meses após cessação tabágica. No entanto, isso só acontece quando o ex-fumador não toma medidas para evitar o ganho de peso.

Um programa de gestão de peso, com aconselhamento personalizado para a adoção de um novo estilo de vida é o suporte adequado para travar o aumento de peso e alcançar um peso saudável. O programa ajuda-o a construir novos hábitos de alimentação e exercício físico, a controlar o apetite e a aprender a comer de modo consciente e a praticar uma atividade física que goste. É, também, a melhor forma de sentir-se confiante e orientado no primeiro ano de cessação tabágica, permitindo diminuir preocupações com o ganho de peso durante um período delicado da cessação tabágica e prevenir uma recaída.

parar de fumar,

Referências: Harris, K. K., Zopey, M., & Friedman, T. C. (2016). Metabolic effects of smoking cessation. Nature Reviews Endocrinology12(5), 299.; Jha, P., Ramasundarahettige, C., Landsman, V., Rostron, B., Thun, M., Anderson, R. N., … & Peto, R. (2013). 21st-century hazards of smoking and benefits of cessation in the United States. New England Journal of Medicine368(4), 341-350.; Rigotti, N. A., & Clair, C. (2018). Weight gain after smoking cessation: more data to refute concerns. European heart journal.; Photo by Ryan Tauss on Unsplash ; https://www.health.harvard.edu/blog/lung-disease-smokers-dont-copd-201606099741

Margarida Vieira

Margarida Vieira, nutricionista, licenciada em Ciências da Nutrição (FCNAUP-1991), mestre em Nutrição Clínica (ISCSEM-2008). Doutorada em Estudos da Criança, na especialidade de saúde infantil pela Universidade do Minho. Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas com a cédula profissional n (...)