Cancro do Ovário: dia mundial celebra-se para aumentar a prevenção

Assinala-se no próximo dia 8 de Maio mais um Dia Mundial do Cancro do Ovário.
O cancro do ovário é o oitavo mais frequente dos cancros em mulheres, sendo mais prevalente nos países desenvolvidos. Em 2018 registaram-se 295 414 novos casos no mundo e as previsões apontam para cerca de 340 000 em 2025. Trata-se de um tipo de cancro assintomático nos estádios iniciais da doença e o diagnóstico tardio dificulta o tratamento, levando a uma taxa de mortalidade elevada. As taxas de sobrevivência aos 5 anos é de 30 a 45%.

Fatores de risco associados aos estilos de vida para o cancro do ovário

Excesso de peso e obesidade, são fatores de risco conhecidos para diversos tipos de cancro. No cancro do ovário, o impacto da gordura corporal poderá variar de acordo com o tipo de tumor e status hormonal, no entanto, um índice de massa corporal elevado (>= 29 kg/m2) aumenta o risco de incidência.
Hábitos tabágicos. – fumar aumenta em cerca de 17% o risco de desenvolver tumores mucinosos do ovário.dia mundial do cancro do ovário,

Por outro lado, a amamentação parece ser um fator protetor para as mulheres que amamentam. Apesar de ainda não estarem bem definidos os mecanismos através dos quais este impacto positivo se verifica, uma possível justificação é a da redução do número de ciclos menstruais da mulher, ficando menos exposta ao estradiol plasmático.

Alimentação e cancro do ovário

Apesar de não existir evidência científica robusta que associa diretamente entre um determinado padrão alimentar e o cancro do ovário, fazem parte das recomendações gerais atuais para a prevenção do cancro, a ingestão elevada de hortofrutícolas, cereais integrais, oleaginosas e leguminosas e a baixa ingestão de alimentos ricos em açúcares de absorção rápida e carnes vermelha e processadas.

Referências: ovariancancerday.org; World Cancer Research Fund/American Institute for Cancer Research.Continuous Update Project Expert Report 2018.Diet, nutrition and physical activity and ovarian cancer.Available at dietandcancerreport.org; Global Cancer Observatory (http://gco.iarc.fr/), International Agency for Research on Cancer 2018. Créditos da imagem: ovariancancerday.org

Inês Correia

Inês Almada Correia, nutricionista, membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas 3684N, pós- graduada em Nutrição em Oncologia pela Universidade Católica Portuguesa. Tem colaborado com a Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) em atividades, tais como workshops sobre alimentação direc (...)