Somos os micróbios que nos habitam: um video educativo

Nós, seres humanos, abrigamos milhões de micróbios. São comunidades de microorganismos, únicas e diversas, espalhadas pelas mais variadas partes do nosso corpo. E cada um de nós é um “habitat” diferente.

Estas comunidades de microorganismos ajudam o nosso corpo a funcionar, como por exemplo as bactérias que vivem no intestinoNós precisamos delas, tal como elas precisam de nós.

Jessica Green defende que todas as pessoas devem saber o que fazem estes micróbios que nos habitam. Apesar de serem uma grande comunidade invisível, a promoção da saúde e o bem-estar dependem do papel que desempenham diariamente nas nossas vidas.

Jessica Green é engenheira, ecologista especializada em teoria da biodiversidade e sistemas microbianos. Também é professora na Universidade de Oregon e a diretora fundadora do Centro de Biologia e Ambientes Construídos (BioBE).

Assista à aula animada da autoria de Jessica Green e Karen Guillemin, disponibilizada pela TED-Ed.

Créditos da imagem:https://www.krustelkram.com/ted-ed-animation-microbes/

Margarida Vieira

Margarida Vieira, nutricionista, licenciada em Ciências da Nutrição (FCNAUP-1991), mestre em Nutrição Clínica (ISCSEM-2008). Doutorada em Estudos da Criança, na especialidade de saúde infantil pela Universidade do Minho. Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas com a cédula profissional n (...)