Jala Neti: técnica do yoga para aliviar certos problemas respiratórios

No inverno é comum ter-se o nariz entupido, ou com excreções provocadas pelo frio, espirros, sinusite ou outro tipo de complicações. A visita a um médico especialista é sempre recomendável, mas existem alguns remédios caseiros que habitualmente usamos e com os quais nos sentimos bem.

O yoga tem um conjunto de técnicas de limpeza do corpo, chamadas Kriyas. São seis no total. Uma dessas técnicas chama-se Jala Neti. Jala significa água e neti significa limpeza. Esta forma de limpeza do nariz permite manter as narinas limpas de certas impurezas, como o pó e o pólen e podem ajudar a drenar os seios paranasais. O Jala Neti consegue auxiliar-nos na prevenção e no tratamento de diversas doenças como na sinusite, rinite, constipação, gripe, alergias respiratórias, entre outras.

A técnica consiste em utilizar água previamente fervida, acrescentando sal, no final. Quando a água arrefece e fica morna, iniciamos a lavagem do nariz, com um pote apropriado. Este e que se compra facilmente em lojas ou através da internet. Alguns bebedouros para acamados, vendidos em farmácias, sobretudo os mais antigos, em forma de “lâmpada de Aladino”, são os mais eficazes. A técnica para a lavagem do nariz, deve ser ensinada por um professor de yoga experiente e devidamente certificado, mas é relativamente simples executá-la, existem muitos vídeos tutoriais disponíveis na internet que mostram como realizar a operação. Também existem produtos comercializados no mercado farmacêutico que utilizam a mesma técnica.

Este tipo de limpeza não deve ser executado, por quem tem hemorragias nasais frequentes, nem deve ser executado de forma repetida.

Vários alunos do meu centro de yoga utilizam esta técnica, para minorar sintomas da sinusite e muitos afirmam que o uso regular do Jala Neti, parece ajudar a evitar constipações, sentindo-se um alívio enorme ao nível dos seios paranasais, dos ouvidos e da garganta.

Referências:Manual Curso de Professores de Hatha Yoga Ed. Vidya-Academia de Yoga do Porto, 2010.; “El libro del yoga”, Swami Visnhu Devananda, Alianza Editorial, S. A., 2001; Créditos da imagem: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-722840245-nosepot-jala-neti-nasalpote-rinite-sinusite-resfriado-_JM

Alexandra Pereira

Alexandra Pereira é professora de yoga certificada pela Asociación Internacional de Profesores de Yoga Sananda (AIPYS), Espanha 2000. Licenciada em Filosofia (FLUP 1988) tem o Curso de osteopatia do Instituo Biomédico Hygea de Espanha (2005). Exerce a sua atividade profissional como professora (...)