Atividade física em dias de frio

O impacto da atividade física na prevenção de diversos tipos de cancro está largamente documentado e ocorre pelo seu efeito benéfico em funções endocrinológicas, imunológicas e metabólicas do organismo.

As mais recentes recomendações do World Cancer Research Fund vão no sentido da redução dos comportamentos sedentários, mais concretamente do tempo que se passa sentado/deitado. São exemplos de comportamentos sedentários: ver televisão, sentar-se nas deslocações de carro ou transportes e uso do computador, excepto se optar por uma secretária em que trabalhe de pé.

Nos dias mais frios, praticar exercício físico torna-se uma atividade menos apelativa do que quando as temperaturas estão mais quentes e os dias de sol mais frequentes. Por isso, aqui ficam algumas sugestões para esses dias:

– Escalada em paredes artificiais ou trampolins dentro de portas nos diversos centros que já existem com estas atividade

– Jogos de computador de dança ou com desportos, que obriguem à realização de movimentos

– Visite um museu

– Saia uma paragem antes do seu destino final e percorra essa distância a pé

– Estacione o carro um pouco mais longe do seu destino

– Em dias de chuva aproveite para pôr as tarefas domésticas em dia, passando assim menos tempo sentado

– Substitua o elevador pelas escadas

– Inscreva-se numa nova aula no seu ginásio ou inscreva-se no ginásio

– Aproveite os dias de sol para planear caminhadas no exterior.

atividade física na prevençãoUm estilo de vida ativo terá um impacto relevante tanto na prevenção do cancro como na manutenção de uma boa qualidade de vida após o diagnóstico e durante os tratamentos.

As recomendações para a pratica de atividade física são:

  • 150 minutos de atividade física de intensidade moderada por semana ou 75 minutos se intensidade vigorosa
  • Treino de força e flexibilidade no mínimo de 2 vezes por semana

Aconselhe-se com o seu médico e com um profissional da atividade física para que opte por uma atividade adequada à sua condição física. E tenha em mente que, no que às alterações do estilo de vida diz respeito, é na consistência que reside o segredo do benefício. Por isso, escolha uma atividade que goste de praticar para que a mantenha a longo prazo.

Referências: World Cancer Research Fund/American Institute for Cancer Research.Continuous Update Project Expert Report 2018.Physical activity and the risk of cancer. Available at dietandcancerreport.org. Créditos das imagens: betterhealth.vic.gov.au; galla.seelenfluegel.info 

Inês Correia

Inês Almada Correia, nutricionista, membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas 3684N, pós- graduada em Nutrição em Oncologia pela Universidade Católica Portuguesa. Tem colaborado com a Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) em atividades, tais como workshops sobre alimentação direc (...)