Treino da consciência: abandonar os maus hábitos

O treino da consciência pode ajudar a quebrar com hábitos nocivos, como fumar, comer excessivamente e outros comportamentos aditivos.

Judson Brewer é psiquiatra e especialista em dependências. Dedica-se ao estudo da relação entre as técnicas de mindfulness ou atenção plena e as dependências, como o tabaco e outros hábitos excessivos. Segundo ele, o treino da consciência e a curiosidade contribuem significativamente para vencer os maus hábitos.

Com o treino da consciência, vemos claramente o que obtemos com um comportamento nocivo. Prestamos atenção ao ciclo repetitivo e exaustivo do mau hábito que adquirimos, tornando-se mais fácil romper com o processo cognitivo, cuja base é: estímulo, comportamento e recompensa.

Assim, Judson desenvolveu novos tratamentos para acabar com as dependências de todos os tipos. O seu método combina técnicas de mindfulness e treino da mente por neurofeedback para ajudar todos os indivíduos com dependências de substâncias e com distúrbios alimentares.

Compreenda o método simples que Judson Brewer propõe, assistindo à palestra Ted Talk.

Créditos da imagem: Judson A. Brewer and Lori Pbert, “Mindfulness: An emerging treatment for smoking and other addictions?”, Journal of Family Medicine, September 3, 2015