Assistente virtual Blink: avisos específicos para criar novos hábitos

O assistente virtual Blink foi concebido para emitir notificações, escolhidas por si, ajudando-o na organização diária, para o motivar, por exemplo, a desenvolver novos hábitos.

Hábitos são comportamentos de rotina que executamos automaticamente, sem pensar, de modo repetido e inconsciente. Os psicólogos Townsend e Bever explicam que “Na maioria das vezes, o que fazemos é o que fazemos a maior parte do tempo. Às vezes, fazemos algo novo”. Quer isto dizer que criar novos hábitos é mais fácil dizê-lo que fazê-lo.

O primeiro aspeto decisivo na formação de um novo hábito é a repetição. Um novo comportamento torna-se um hábito, simplesmente repetindo-o as vezes suficientes, todos os dias. E subitamente, esse hábito é parte de si.

Um novo comportamento e a sua repetição para ser promovido a hábito, pode necessitar de uma ajuda extra: um aviso, uma notificação para manter a motivação.
O assistente virtual Blink, pode ser programado facilmente, com uma lista de avisos organizada por si, para que receba notificações no horário que definiu. Por exemplo, programe um aviso específico como “beber água às 10h30m” ou “comer uma peça de fruta às 16h”. Todos os dias passará a receber essas notificações, através do telemóvel, ajudando a recordar e a implementar os novos hábitos.

O assistente virtual Blink não é uma aplicação, por isso não é necessário descarregar ou fazer download, basta usar o messenger.

Veja o vídeo e consulte a página para saber mais sobre como organizar a sua lista de notificações.

Referências: Wood, W., & Neal, D. T. (2007). A new look at habits and the habit-goal interface. Psychological review114(4), 843.; https://www.blinkthebee.com/