Nutrir a alma, alimentar sorrisos: um guia para todos os cuidadores

O livroNutrir a alma, alimentar sorrisos” pretende ser um guia para todos os cuidadores – formais e informais – desde a família cuidadora, passando pelos profissionais de saúde, até aos gerentes de instituições geriátricas, que cuidam de idosos e que enfrentam dificuldades que se revelam autênticos desafios ao nível da alimentação e nutrição da pessoa idosa.

Este guia surge do contacto diário com as imensas dificuldades relativas à nutrição e alimentação que familiares – cuidadores informais – sentem ao cuidar de um ente querido dependente, já idoso. Mas, também as lacunas encontradas em inúmeras instituições geriátricas impulsionaram a necessidade de escrever este livro.

Facilitar o dia-a-dia de quem cuida, ajudá-lo nessa tarefa e desmistificar algumas concepções, bem como contribuir para uma sociedade mais informada e assim, mais capaz de cuidar dos seus idosos são as propostas ao folhear este livro.

O livroNutrir a alma, alimentar sorrisos” encontra-se organizado em três partes. Na primeira parte pretende-se contextualizar o envelhecimento, apresentando sucintamente as características inerentes ao idoso e o impacto do processo de envelhecer na nutrição das pessoas desta faixa etária.

A segunda parte inicia-se com um breve esclarecimento sobre os nutrientes e as suas funções no organismo, seguindo-se os fatores que influenciam o estado nutricional dos idosos. Posteriormente desenvolve-se as temáticas da desnutrição, da desidratação e das úlceras de Pressão, com explanação do tratamento nutricional de cada uma destas situações clínicas.

Por fim, na terceira parte, apresenta-se uma explicação prática sobre alteração de consistência e textura alimentar, tão necessária nesta população, com a convicção de que os temas e a forma como são tratados, se revelam de extrema importância para dotar todos os cuidadores de conhecimentos e ferramentas estratégicas para o quotidiano do idoso dependente.

Numa abordagem simples, com linguagem acessível, descreve a problemática da desnutrição, da desidratação e das úlceras de pressão, tentando dar resposta aos problemas reais sentidos no ato de cuidar e alimentar alguém já idoso e dependente, na tentativa de, deste modo, contrariar o panorama nacional da desnutrição na terceira idade.

A autora deste livro, “Nutrir a alma, alimentar sorrisos“,  é a nutricionista Susana G. Arranhado. Licenciou-se em Ciências da Nutrição em 2009 pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz. Completou depois o Mestrado em Cuidados Paliativos pela Faculdade de Medicina do Porto e atualmente é doutoranda em Gerontologia e Geriatria, pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar. É docente do ensino superior e desenvolve a sua atividade na área da nutrição clínica, especificamente em áreas como a geriatria, terapêutica nutricional artificial, desnutrição e feridas, cuidados continuados, cuidados paliativos e paralisia cerebral.

lançamento do livro nutrir a alma alimentar sorrisos