Garden of Hope: promover esperança aos sobreviventes de cancro

Garden of Hope [Jardim da Esperança] é um jardim comunitário criado para sobreviventes de cancro e seus cuidadores.

Quando a Universidade Estatal de Ohio, em colaboração com o Centro de Investigação Agrícola da mesma Universidade, desenvolveu o projeto Garden of Hope, teve como objetivo sensibilizar a comunidade a comer mais fruta e produtos hortícolas para melhorar a saúde. Paralelamente, o projeto Garden of Hope, investiga em que medida a jardinagem pode ajudar e apoiar as pessoas com um diagnóstico de cancro.

Em parceria com o James Cancer Hospital, na capital do estado norte-americano de Ohio,  os pacientes e sobreviventes de cancro recebem educação sobre alimentação saudável. Os estagiários de dietética da Universidade ajudam na produção, na colheita dos alimentos e esclarecem dúvidas sobre os métodos de preparação e confeção saudável, sobre segurança alimentar e dão orientações dietéticas.

Também desde 2013, a Universidade de Ohio investiga os efeitos da jardinagem sobre os vários grupos de sobreviventes de cancro. Os resultados da investigação sugerem que os participantes aumentaram a ingestão diária de fruta e legumes e referiram melhorias na saúde ao nível mental e físico.mais saúde por metro quadrado, hortas, plantar em casa

A jardinagem pode ser a melhor atividade física para os sobreviventes, uma vez que combina três vertentes: força, resistência e flexibilidade. A jardinagem promove exercícios que suportam o peso, o que contribui para ajudar a desenvolver ossos e músculos fortes, indispensáveis para evitar a osteoporose.

Tarefas simples como empurrar um carro de mão, recolher folhas da terra ou carregar sacos de terra, ajudam os sobreviventes a realizar exercícios de força e resistência. Movimentos como ajoelhar, curvar ou estender estão a treinar a flexibilidade e o equilíbrio.

O tempo passado no jardim oferece atividades relaxantes, tranquilas e produtivas, enquanto se colhe fruta e legumes frescos.

Uma boa opção passa por construir uma pequena horta caseira. Comece por cuidar de um metro quadrado de terra ou com alguns vasos. Leia a explicação de como pode organizar uma mini-horta aqui.
Um pequeno espaço de terra proporciona o cultivo de alguns frutos como morangos, alguns hortícolas como brócolos, algumas plantas aromáticas como orégãos.

Contudo, os sobreviventes de cancro  devem ter alguns cuidados como:

  • Proteger-se do sol, aplicar protetor solar, vestir camisas de manga comprida e calças e usar chapéu de aba larga
  • No seu jardim exterior, manter-se hidratado, especialmente com temperaturas e humidade altas
  • Deve executar movimentos suaves e estáveis, evitando movimentos repentinos
  • Manusear ferramentas e pegar em sacos de terra, mantendo as posturas adequadas.
Fonte de informação: Texto adaptado de American Institute for Cancer Research disponível em : http://www.aicr.org/enews/2017/04-april/enews-spring-gardens-support-survivors.html, publicado em abril de 2017; Créditos da imagem:Photo by Benjamin Combs on Unsplash

Catarina Santos

Catarina Santos, natural de Alpedrinha (Fundão), licenciada em Nutrição Humana e Qualidade Alimentar (ESACB-2012), atualmente, frequenta a licenciatura de Dietética na Escola Superior de Saúde de Leiria. Interessa-se pela área das Tecnologias de Produção Animal e Vegetal e pela Nutrição ma (...)