Fios Mágicos: perucas coloridas para crianças portuguesas com cancro

O projeto Fios Mágicos que cria perucas inspiradas em personagens famosas da Disney, ganhou vida em Portugal, pela mão de Cláudia Coelho e a sua página no facebook denominada “Hand Made By Me Lau”.

Desde dezembro de 2017, Cláudia avançou com a iniciativa das perucas coloridas. Foram produzidas e entregues as primeiras perucas a crianças portuguesas com cancro.

Cláudia Coelho começou sozinha. Pediu permissão ao projeto original e com dez pessoas voluntárias produziram os primeiros gorros e perucas coloridas para serem entregues no IPO de Lisboa. O próximo objetivo é fazer chegar a mais instituições e hospitais.

Entretanto, realizaram-se os primeiros workshops para voluntários. Espera-se que em junho deste ano, esta iniciativa chegue a mais de 200 pessoas. Há novos workshops agendados para os sábados de maio e junho, conforme informações enviadas pela responsável desta iniciativa portuguesa.

Nos workshops gratuitos promovidos pela Hand Made By Me Lau, as pessoas inscrevem-se e só têm que aparecer. Todo o material é fornecido, desde a cabeça de esferovite, os novelos, as agulhas, as colas, as decorações e, claro, boa disposição! O lema é “Ajudar só porque sim!”.

O mais gratificante deste projeto além de sorrisos é a adesão à causa. No grupo de voluntários estão pessoas com cancro, pessoas com depressões, pessoas sozinhas e que se sentem úteis por ajudar, só porque sim!

Por isso, todas as pessoas com vontade de ajudar estão convidadas a espreitar a página Hand Made By Me Lau, ver algumas fotografias, alguns sorrisos, e ajudar a tornar a vida das crianças com cancro um pouco mais fácil.

Margarida Vieira

Margarida Vieira, nutricionista, licenciada em Ciências da Nutrição (FCNAUP-1991), mestre em Nutrição Clínica (ISCSEM-2008). Doutorada em Estudos da Criança, na especialidade de saúde infantil pela Universidade do Minho. Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas com a cédula profissional n (...)