Psico-oncologia: um desafio multidisciplinar na gestão diária do cancro

psico-oncologia, curso de psico-oncologiaA psico-oncologia preocupa-se com os aspectos psicológicos, sociais, comportamentais e éticos do cancro. É uma área de interesse multidisciplinar, partilhando fronteiras do conhecimento científico com as principais especialidades da oncologia como a cirurgia, a medicina, a radioterapia, estendendo-se à imunologia, endocrinologia, bioética, aos cuidados paliativos, à medicina física e reabilitação, incluindo também a psiquiatria e a psicologia.

A psico-oncologia aborda as duas principais dimensões psicológicas do cancro: as respostas psicológicas dos doentes oncológicos nas fases da doença, e das suas famílias e cuidadores; e os fatores psicológicos, comportamentais e sociais que podem influenciar o processo da doença.

Na última década, o campo da psico-oncologia assistiu ao desenvolvimento de diretrizes de prática clínica para prestar cuidados psicossociais aos doentes oncológicos, em alguns países desenvolvidos como a Austrália, o Canada, o Reino Unido, os Estados Unidos.

A recomendação mais importante dessa lista de diretrizes dá indicações claras para a implementação de uma avaliação a todos os doentes oncológicos, em especial os novos doentes, para determinar as suas necessidades psicossociais e o nível de sofrimento, e posteriormente, o seu encaminhamento adequado para a assistência psicossocial. No entanto, definir um conjunto de diretrizes e estabelecer guidelines, não é suficiente para mudar o apoio clínico psicossocial dos doentes oncológicos.

Para que isso realmente aconteça, é necessário alcançar um duplo objetivo: educar os profissionais de saúde na área oncológica sobre a importância da assistência psicossocial integrada nos cuidados de rotina e inclui-la na formação e certificação profissional. O segundo objetivo, relaciona-se com a educação dos doentes oncológicos e suas famílias, de modo a estarem informados dos seus direitos e da qualidade dos cuidados que podem esperar receber.

Os cuidados psicossociais e o apoio a doentes e familiares não fazem parte do plano global de cuidados de saúde em muitos centros de tratamento do cancro, na maioria dos países desenvolvidos.

Nesta perspetiva e para contribuir no desenvolvimento da psico-oncologia e do tratamento multidisciplinar dos doentes oncológicos em Portugal, o Departamento de Psicologia e Educação da Universidade Portucalense apresenta uma formação especializada em Psico-Oncologia. O curso pretende proporcionar o aprofundamento de conhecimentos e o treino de competências para desenvolver a capacidade de resposta dos profissionais que atuam neste domínio.

Este curso destina-se a licenciados nas áreas da Medicina, Psicologia, Enfermagem, Nutrição
 e outros profissionais de saúde com interesse numa especialização na área da Psico-Oncologia.

A primeira edição do cursoShort Master Psico-Oncologia“está prevista para o período entre maio e julho de 2018. Todas as informações relativas ao curso estão disponíveis na página online: http://www.upt.pt/curso.php?e=738

Referências: Holland, J., Watson, M., & Dunn, J. (2011). The IPOS new International Standard of Quality Cancer Care: integrating the psychosocial domain into routine care. Psychooncology20(7), 677-680. Créditos da imagem:https://www.islhd.health.nsw.gov.au/Cancer_Services/Services/Psycho-Oncology.asp