Missão especial: nanopartículas para tratar o cancro

Surgem todos os dias novas esperanças no tratamento do cancro. A investigação está a testar a nanotecnologia para transportar medicamentos recorrendo a nanopartículas para tratar o cancro.

A quimioterapia é uma das opções de tratamento disponíveis para atacar o cancro e impedir que as células cancerígenas se dispersem. No entanto, é considerada como um tratamento pouco específico. A quimioterapia tanto mata células cancerígenas como células normais, provocando um enorme destruição no corpo.

Depois de décadas de pesquisa, está a ser desenvolvida uma nova forma de administração de medicamentos no tratamento de cancro.

Foram criados tratamentos de nanopartículas lipídicas que se ligam às células imunitárias e viajam na corrente sanguínea, aproveitando a “boleia”. Este método entrega o medicamento com precisão às células cancerígenas e sem danificar as células saudáveis. Este método de administração pode conseguir impedir que as células cancerígenas se dispersem a partir do tumor primário evitando a sua disseminação. Atualmente, 90% das mortes por cancro são atribuídas à sua propagação.

Esta nova forma de administração com nanopartículas para tratar o cancro é uma investigação da americana Elizabeth Wayne, doutorada em engenharia biomédica. A Dra. Elizabeth Wayne aplica a nanotecnologia no tratamento do cancro usando macrófagos para transportar medicamentos que atacam as células cancerígenas.

Assista à explicação simples mas detalhada da Dra. Wayne na TED Talk em Vancouver.