Oito anos de publicações: divulgar com ciência

São oito anos de publicações para divulgar com ciência, informação e conhecimento sobre diversas áreas da prevenção do cancro.

O dia 4 de março é por natureza um dia de celebração e de congratulação para o Stop Cancer Portugal. Ao mesmo tempo é uma boa ocasião para pensar nos próximos doze meses e nos desafios que vamos aceitar.

Não é fácil criar e publicar regularmente informação sobre prevenção do cancro e promoção da saúde, sempre suportada pelos dados científicos disponíveis e mais recentes. Mas, tentamos todos os dias ajudar alguém a ganhar motivação para tomar uma atitude e criar novos hábitos de vida.

O Stop Cancer Portugal foi o primeiro projeto na Web, em português, a motivar os internautas a adotarem hábitos de vida saudável, o primeiro passo para a prevenção do cancro. Para orientar os leitores, o site apresenta uma estrutura de seis temas-chave: alimentação, oncologia, livros, prevenção, atividade física e crónicas.

Completam-se oito anos de trabalho. A pesquisa e criação de conteúdos são desenvolvidos diariamente, para cumprir a missão do Stop Cancer Portugal: alertar as pessoas para o cancro, de modo a contribuir na redução do aparecimento de novos casos e melhorar a qualidade de vida dos que são afectados por esta doença.
No último ano atingimos as 291 000 visualizações de página. Fomos três vezes mais visitados comparativamente com anos anteriores.

A prevenção do cancro é possível. Para isso, devem ser introduzidas alterações nos comportamentos e nos estilos de vida, baseadas em decisões e escolhas que potenciam a saúde.

Não se esqueça: cada um de nós, quando devidamente informado e orientado, pode começar a prevenir o cancro. E está a  contribuir para criar uma sociedade informada, responsável e saudável.

Saudámos todos os leitores e seguidores pelos oito anos de preferência e de partilha nas redes sociais do Stop Cancer Portugal.

Photo credits: Nikhita Singhal on Unsplash

Margarida Vieira

Margarida Vieira, nutricionista, licenciada em Ciências da Nutrição (FCNAUP-1991), mestre em Nutrição Clínica (ISCSEM-2008). Doutorada em Estudos da Criança, na especialidade de saúde infantil pela Universidade do Minho. Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas com a cédula profissional n (...)