+ Saúde por metro quadrado: 21 plantas e 18 ervas

A rubrica “+ Saúde por metro quadrado “estreou-se em fevereiro de 2012, para incentivar o leitor a cultivar alguns hortícolas e construir uma pequena horta em casa.

Quinzenalmente, orientou o leitor para a aprendizagem de técnicas de cultivo simples e fáceis de aplicar no quotidiano, com apenas um metro quadrado de terra ou um conjunto de vasos com medidas semelhantes.

Primeiro, abordou-se o cultivo de alguns hortícolas, como o alho francês, a alface, os espinafres, agrião, entre outros. Reuniu-se informação de como plantar 21 legumes e conseguir boas colheitas na sua mini-horta.
Mais tarde, em abril de 2013, avançamos para as ervas ou plantas comestíveis e medicinais.

A rubrica “+ Saúde por metro quadrado” esteve ativa ao longo de quase 6 anos. Proporcionou informação simples sobre como aplicar algumas técnicas de cultivo simples, tendo em conta o solo, o clima, a rega e a nutrição de cada planta. Alguns benefícios nutricionais das plantas e ervas também foram explorados, para uma melhor utilização culinária.

Agora pode aceder a toda a informação para cultivar 21 plantas e 18 ervas. Pode consultar o arquivo online, quando quiser. Para isso basta pesquisar com a palavra-chave + saúde por metro quadrado. Depois pode navegar, mês a mês ou por nome da planta.

A rubrica “+ Saúde por metro quadrado termina hoje, dando espaço a um novo ciclo, para que surja outro projeto educativo, algo novo pronto a ser cultivado e crescer.

Catarina Santos

Catarina Santos, natural de Alpedrinha (Fundão), licenciada em Nutrição Humana e Qualidade Alimentar (ESACB-2012), atualmente, frequenta a licenciatura de Dietética na Escola Superior de Saúde de Leiria. Interessa-se pela área das Tecnologias de Produção Animal e Vegetal e pela Nutrição ma (...)