Um novo eu: dar o seu melhor aos outros

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on Twitter

Há momentos típicos para definir metas pessoais. Sentimos necessidade de mudar comportamentos e as resoluções mais frequentes passam por comer melhor, poupar para economizar dinheiro, perder peso, beber menos, trabalhar mais ou praticar regularmente exercício físico. Como todos já sabemos, o caminho para alcançar um “novo eu” é notoriamente árduo.

Mas e se a meta para um “novo eu” se tratasse de: dar o seu melhor aos outros. Uma meta para atingir um resultado global e não um resultado exclusivamente individual.

Na sua palestra Ted Talk “você é um dador ou um aproveitador?” o psicólogo organizacional Adam Grant, ajuda-nos a compreender que dar o nosso melhor aos outros é um dos contributos mais valiosos para criar um mundo melhor e mais justo.

Adam Grant defende que existem três estilos básicos de pessoas: os dadores, os aproveitadores e os conciliadores.

Os dadores são aqueles que ajudam os outros sem esperar nada em troca. É alguém que aborda a maioria das situações perguntando: “O que posso fazer por si?”

Os aproveitadores são pessoas egoístas nas suas interações. Pensam apenas no que podemos fazer por elas. Tentam extrair o máximo possível dos outros.

O terceiro estilo, os conciliadores, procuram ter um equilíbrio entre dar e receber : “Faço algo por si se você fizer algo por mim”.

Os resultados das investigações de Adam Grant na Wharton School revelaram que, ao contrário do que muitos pensam, as pessoas mais bem-sucedidas não são as mais egoístas e implacáveis nem as que vivem com base em trocas mútuas.
A forma mais significativa de ter sucesso é ajudar os outros a ter sucesso. O modo como interagimos com os outros influencia decisivamente o êxito pessoal e profissional. Por isso, os dadores são os que chegam mais longe.

Assista à Ted Talk completa. Adam Grant oferece estratégias simples para promover uma cultura de generosidade.

Sobre Stop Cancer Portugal

Estar informado sobre como prevenir o cancro é o primeiro passo para garantir uma vida plena de saúde. Está pronto para começar? Concentre-se na prevenção, é saúde a longo prazo.