Poemas para as quatro estações: partilhar valores e saberes a rimar

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on Twitter

Poemas para as quatro estações é o segundo livro de poemas para crianças de Manuela Leitão.

Recentemente publicado pela Máquina de Voar, o livro saiu justamente a tempo de ser um presente de Natal, para durar o ano inteiro.

Por vezes, nesta época festiva, os últimos presentes a ser comprados, são aqueles que sentimos ser os mais valorizados.

O livro “Poemas para as quatro estações” é destinado à faixa infantil. No entanto, os seus poemas podem tornar-se deliciosos também para os adultos, pela oportunidade de revisitarem algumas boas memórias da infância.

Partilhar um poema ou dois por estação, depois de um jantar em família, como se fosse uma “sobremesa literária” abre um espaço de partilha de valores e culturas entre pais e filhos, avós e netos, tios, primos.

A linguagem poética e metafórica, com uma sonoridade deliciosa, que Manuela Leitão usa neste seu livro, é capaz de promover saudavelmente as tradições portuguesas e de família. Rimam os alimentos, as emoções, os costumes, dando um contributo imprescindível e positivo para unir gerações.

Todas as crianças gostam de poesia, os adultos também, basta alguém que os desperte.
Poemas para as quatro estações” e a sua linguagem poética entram facilmente, com potencial para criar os importantes diálogos familiares.

Desta vez, não contei quantos poemas tinha o livro, como fiz quando em 2104 Manuela Leitão publicou «Poemas da Horta e outras Verduras».
Desta vez, abstraí-me por completo. Comecei por ler um, depois outro e mais outro, para me deliciar com os frutos e os momentos únicos que Manuela Leitão escolheu para nos contar e nos ensinar a valorizar o quanto a Natureza nos oferece. Com “Poemas para as quatro estações” podemos agora partilhar valores e emoções, em cada poema, uma das quatro estações.

Procure nas prateleiras da Fnac ou da Bertrand, abra o livro, aprecie a sua ilustração e pesquise a página do poema com o título “Uma noite em dezembro”, dedicado ao Natal. Tem um serão garantido e divertido.

Margarida Vieira

Sobre Margarida Vieira

Margarida Vieira é nutricionista e doutorada em Estudos da Criança na especialidade de saúde infantil pela Universidade do Minho. Os seus interesses de investigação estão centrados na promoção e comunicação para a saúde e na prevenção do cancro. Autora e fundadora do Stop Cancer Portugal - adotar um estilo de vida saudável.