Yoga e depressão: a prática ajuda a aliviar sintomas

Share on Facebook63Share on Google+0Tweet about this on Twitter

É comum, hoje em dia, aparecerem pessoas nos centros de yoga, para praticar yoga, com a recomendação de psiquiatras e psicólogos. Esta recomendação relaciona-se com a ideia que a prática de yoga ajuda a aliviar os sintomas da depressão.

Em primeiro lugar, porque a respiração passa a ser consciente e fluída. Quando aprende a dominar várias técnicas de respiração, torna-se possível dominar a capacidade respiratória. A respiração torna-se mais profunda, mais suave. A sua execução passa a ser feita sem esforço, utilizando toda a capacidade da caixa respiratória. Quando a mente aprende a controlar a respiração, experimenta-se momentos de tranquilidade e bem-estar, uma experiência contrária ao que se vive num quadro depressivo.

A prática de relaxamento, também permite perceber as zonas de tensão no corpo. Concentrando-se no relaxamento dessas zonas, consegue relaxar e entra num processo que ajuda no controlo de certas dores físicas provocadas pela tensão muscular.

A prática de posturas de yoga como são as asanas, ajuda a conhecer o seu corpo e a percepcionar pequenas anomalias físicas, tais como, desconforto físico, as formas de se sentar ou dormir. Assim, pode compreender o que pode melhorar para que o corpo relaxe mais e possa melhorar a qualidade do sono.

Quando se sente conforto físico e se aprende a detetar e a dominar o desconforto, a mente começa a sentir um enorme bem-estar. Este estado da mente nada tem a ver com pensamentos depressivos ou angustiantes.

A meditação no yoga também permite identificar certos pensamentos, de modo a gerir melhor o processo mental o que leva a um distanciamento emocional. Ganha-se uma nova perspetiva sobre a forma como se encara a vida e o processo como a vivenciamos.

A depressão é um estado no qual se sentem emoções de angústia, tristeza, frustração, desânimo, desmotivação, resultantes de experiências que não nos conseguimos libertar. Um dos aspetos que o yoga desenvolve é o controlo da mente. Quando controlamos a mente, podemos dirigir os pensamentos para as coisas positivas que nos rodeiam.

Referências: Manual Curso de Professores de Hatha Yoga Ed. Vidya-Academia de Yoga do Porto, 2010. “El libro del yoga”, Swami Visnhu Devananda, Alianza Editorial, S. A., 2001; “Yoga y Medicina”, Dr. Timothy McCall, Paidotribo; 1º edição (January 1, 2009).; Créditos da imagem: http://radioyoga.com.br/site/estresse-depressao-e-ansiedade/

 

 

Alexandra Pereira

Sobre Alexandra Pereira

Alexandra Pereira é professora de yoga certificada pela Asociación Internacional de Profesores de Yoga Sananda (AIPYS). Acredita que a prática de yoga pode oferecer uma melhoria da condição física, mental e psicológica do praticante.