O Imperador de Todos os Males: a história das células imortais que matam

Share on Facebook47Share on Google+0Tweet about this on Twitter

O Imperador de Todos os Males é uma biografia do cancro. É um livro interessante para todos. Os médicos, os enfermeiros e outros profissionais de saúde precisam de o ler. Não obstante, todas as pessoas beneficiam com a sua leitura, mesmo lendo apenas alguns capítulos. O quarto capítulo é sobre a prevenção – “A prevenção é a cura”, que a meu ver, é obrigatório!

O autor do livro, Siddartha Mukherjee vive na América, onde é médico oncologista e investigador. Segundo ele, o cancro não é uma doença, são muitas, formando uma grande família.

O doutor Mukherjee entende que precisamos de estar devidamente informados para saber o que estamos a combater. É preciso compreender o cancro culturalmente,  socialmente, para além dos mecanismos de prevenção que podem ser acionados. Um aspeto explorado no livro O imperador de Todos os Males é a necessidade de uma nova educação. É necessário mudar a forma de educar os pacientes e o público em geral quanto ao cancro.

Para este oncologista, prestar cuidados médicos a doentes com cancro é um enorme privilégio. O seu conselho é usar a medicina e envolver os seus diferentes aspetos. Desde ferramentas emocionais, psicológicas, científicas e epidemiológicas, ciência laboratorial, ensaios clínicos até à medicina paliativa são exemplos para que o oncologista faça a diferença na vida de um doente. O oncologista tem a capacidade de ajudar significativamente nos momentos mais complicados da vida de uma pessoa e considera que isso é uma experiência fortíssima.

Também, O Imperador de Todos os Males aborda a prevenção do cancro. Sobre este assunto, o doutor Mukherjee diz que é um assunto complexo. É uma área que está num estadio infantil, mas constitui um enorme desafio. Estão identificados alguns carcinogéneos potentes como o tabaco, o álcool , a luz ultra violeta e certos vírus, no entanto sugere que é provável que muitos outros carcinogéneos estão por descobrir.

Margarida Vieira

Sobre Margarida Vieira

Margarida Vieira é nutricionista e doutorada em Estudos da Criança na especialidade de saúde infantil pela Universidade do Minho. Os seus interesses de investigação estão centrados na promoção e comunicação para a saúde e na prevenção do cancro. Autora e fundadora do Stop Cancer Portugal - adotar um estilo de vida saudável.