Sustentabilidade e restauração dos oceanos começam no seu prato

Share on Facebook19Share on Google+1Tweet about this on Twitter

Tudo o que comemos tem um impacto global na sustentabilidade do Planeta. Torna-se necessário criar capacidade de suportar e manter todos os recursos comuns, ao mesmo tempo que deve ser tida em conta a restauração dos mesmos, pela capacidade de reabastecer e de fazer progredir esses recursos.

Barton Seaver é Chef em Washington DC e defende a sustentabilidade do Planeta e a restauração dos recursos comuns. A sua preocupação é combater a pesca excessiva que prejudica os oceanos, pondo em risco a sustentabilidade e a restauração dos recursos alimentares.

Todos os dias o Chef Barton procura bons ingredientes para preparar os seus pratos mas procura minimizar o impacto que isso pode ter nos alimentos que vêm do mar. Usa porções menores de peixe e marisco, compensando a refeição com mais vegetais.

Todos os nutricionistas que apoiam a alimentação saudável estão do seu lado e aprovam a sugestão simples que o Chef Barton Seaver nos deixa: uma maneira simples de manter o peixe nas nossas mesas e salvar os jantares do futuro inclui a máxima preferida das nossas mães: “Come os vegetais!“.

Assista à Ted Talk com legendas disponíveis em português.

Photo credits:https://www.fayettevilleflyer.com/2011/05/02/chef-and-conservationist-barton-seaver-coming-to-walton-arts-center-may-9/
Margarida Vieira

Sobre Margarida Vieira

Margarida Vieira é nutricionista e doutoranda em Estudos da Criança, na Universidade do Minho. Os seus interesses de investigação estão centrados na promoção e comunicação para a saúde e na prevenção do cancro. Autora e fundadora do Stop Cancer Portugal - adotar um estilo de vida saudável.