Dia Nacional da Luta Contra a Obesidade 2017 em Portugal: 20 de maio

O Dia Nacional da Luta Contra a Obesidade foi pela primeira vez celebrado em Portugal a 20 de maio de 2004. A iniciativa, da Associação dos Doentes Obesos e Ex-obesos de Portugal (Adexo) pretende demonstrar que a obesidade é um problema sério de saúde e um dos principais factores no desenvolvimento de doenças como o cancro, diabetes, enfarte do miocárdio e hipertensão.

O objetivo é chamar a atenção de toda a população para esta doença e a necessidade premente de soluções.

A obesidade é classificada de acordo com excesso de gordura acumulada no organismo. De seis biliões de habitantes do planeta, 23,4% estão com excesso de peso.

Quais são as causas da obesidade?

Maus hábitos durante a gravidez, pouco exercício físico, maus hábitos alimentares, uma doença subjacente.

A obesidade pode desencadear um aumento do risco de desenvolvimento de doenças cardíacas por acumulação de gordura no interior das artérias, um aumento da probabilidade de cancro, um desgaste precoce das articulações da coluna, joelhos e tornozelos devido ao excesso de peso, além de doenças do foro psicológico.

Algumas soluções válidas para a obesidade são: consultar um nutricionista para modificar hábitos e iniciar uma alimentação equilibrada e combinar com a prática de exercício físico, além de mudar outros hábitos de vida como passar a usar as escadas, ir a pé ou de bicicleta para o trabalho.

A obesidade é uma das doenças crónicas mais comuns na infância e a sua prevalência continua a registar um aumento “demasiado rápido”. “Cerca de um terço das crianças obesas em idade pré-escolar vão tornar-se adultos obesos e metade das crianças entre os seis e os dez anos vão ser certamente adultos com excesso de peso”, estima a associação Adexo.

A Organização Mundial de Saúde reconheceu a obesidade como um problema de saúde pública e apresenta-a como um dos dez factores de risco para a saúde global.

Fonte da informação: WHO; Adexo; Jornal Público

Sofia Costa

Sofia Costa, natural de Lisboa e residente em Leiria, frequenta atualmente o 2º ano da Licenciatura de Nutrição Humana e Qualidade Alimentar na Escola Superior Agrária de Castelo Branco. Aprecia atividades ao ar livre e cultiva um estilo de vida saudável. Gosta de participar em ações de so (...)