Dia Mundial do Não Fumador 2016: tabaco ou saúde?

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on Twitter

O Dia Mundial do Não Fumador tem data marcada a 17 de Novembro.
O tabagismo é atualmente considerado a principal causa de morte em todo o mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde. É uma boa altura para refletir sobre o consumo do tabaco e sobre os seus malefícios e, se é fumador, porque deve deixar rapidamente de fumar.

Dados de 2008 adiantam que em termos mundiais houve 1,61 milhões de novos casos de cancro do pulmão, correspondendo a cerca de 13% de todos os casos de cancro. O cancro do pulmão é a doença oncológica mais comum nos homens. Quer isto dizer que morreram por cancro do pulmão cerca de 438 indivíduos por dia. Apesar de as estatísticas verificarem uma estabilização e até diminuição na taxa de incidência no homem, existe uma tendência para o aumento do número de casos na mulher. A estimativa para 2025 é de 10 milhões de mortes devidas ao consumo de tabaco.

Em Portugal são anualmente diagnosticados cerca de 4000 novos casos de cancro do pulmão e morrem, por este diagnóstico, cerca de 3600 doentes. O cancro do pulmão ocupa o 4º lugar em incidência, os três primeiros lugares são para os cancros da mama, próstata e coloretal.

É o tipo de cancro com a maior taxa de mortalidade. Para ficar com uma melhor noção da dimensão real desta doença, pode dizer-se que em 2014, o número de mortes por acidentes rodoviários (480 mortes), que motivam tanta preocupação na população em geral, foi 5.8 vezes inferior ao número de mortes por cancro do pulmão.

cigarro
Clique em cima para visualizar

Qual a composição do fumo do tabaco? O fumo do tabaco contém mais de 4 000 compostos químicos. Destes, 60 são potencialmente causadores de cancro. Além da acetona, o fumo do tabaco contém o monóxido de carbono, presente nos gases de exaustão dos automóveis, DDT (um inseticida), metanol (combustível), tolueno (solvente industrial), naftaleno (presente nas “bolas de naftalina”), cádmio (constituinte das baterias dos automóveis), butano (combustível dos isqueiros), entre outros.

Quais são as vantagens de deixar de fumar?
As vantagens são imediatas e tanto maiores quanto mais tempo estiver sem fumar. Basta um dia para haver melhorias na tensão arterial. Se um fumador estiver 1 ano sem fumar reduz o excesso de risco de enfarte para metade; se estiver 5 anos sem fumar o risco de acidente vascular torna-se igual ao dos não-fumadores; se estiver 10 anos sem fumar o risco de cancro do pulmão reduz-se para metade; se estiver 15 anos sem fumar o risco de enfarte e de morte torna-se idêntico ao dos não-fumadores.

Cada cigarro que fuma retira 7 minutos de vida. No dia mundial do não fumador, pense: tabaco ou saúde? A escolha é sua.

Fontes de informação: Direção Geral da Saúde; Associação Portuguesa de Luta Contra o Cancro do Pulmão; Organização Mundial de Saúde (OMS); Sociedade Portuguesa de Oncologia (SPO). Photo credits: www.sescrio.org 

Sofia Costa

Sobre Sofia Costa

Sofia Costa é licenciada em Nutrição Humana e Qualidade Alimentar da Escola Superior Agrária de Castelo Branco. No futuro, gostaria de integrar um projeto que ajudasse a combater a fome no Mundo. Colabora ativamente no Stop Cancer Portugal desde abril de 2014.