Diabetes: um documentário sobre a complexidade da doença

“Carb-Loaded – A culture Dying to eat” é um documentário sobre a diabetes. Uma tradução para língua portuguesa quer dizer mais ou menos isto: sobrecarregados de hidratos de carbono- uma cultura obcecada por comer.

A história é de Lathe Poland. Depois de ser surpreendido com o diagnóstico de diabetes tipo 2 faz uma pesquisa profunda sobre a doença e procura entender como a cultura moderna, baseada na alimentação e caraterizada por um consumo excessivo de hidratos de carbono, nos põe doentes. Mas, deixa-nos uma esperança: há muito a fazer!

De um modo genuíno e gradual, o filme explora a complexidade dos factos sobre esta doença, analisa uma grande quantidade de informação partilhada por especialistas de todo o mundo. Todo o conhecimento exposto desafia-nos a uma reflexão mais profunda sobre esta nova epidemia que já chegou.

A diabetes é um assunto frequentemente tratado fugazmente, sobretudo nos meios de comunicação social, e desenvolvido num contexto unilateral. O documentário completo com legendas em português encontra-se disponível para alugar ou comprar e ver em qualquer dispositivo móvel. Assista ao excerto do documentário.


Fonte de informação: Carb-Loaded-A Culture Dying to Eat from TheSceneLab on Vimeo.

Margarida Vieira

Margarida Vieira, nutricionista, licenciada em Ciências da Nutrição (FCNAUP-1991), mestre em Nutrição Clínica (ISCSEM-2008). Doutorada em Estudos da Criança, na especialidade de saúde infantil pela Universidade do Minho. Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas com a cédula profissional n (...)