Dia Mundial da Alimentação 2016

O clima está a mudar: a alimentação e a agricultura também” é o tema oficial do Dia Mundial da Alimentação 2016 definido pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

Numa dimensão internacional, as comemorações do dia 16 de outubro, este domingo, servem como alerta global para que sejamos cooperantes, dando o nosso melhor contributo para uma causa que é, cada vez mais, de todos nós.

As estimativas indicam que o número de habitantes do planeta vai superar os nove bilhões de pessoas em 2050 e a FAO estima que a produção mundial de alimentos vai ter de aumentar aproximadamente 60% para poder satisfazer as futuras necessidades de bens alimentares.

São os pequenos agricultores, os responsáveis por produzirem a maior parte dos alimentos que consumimos. Mas também são estes agricultores, os mais afetados pelas altas temperaturas, pelas secas e por outros desastres relacionados com uma meteorologia adversa, consequências visíveis das mudanças climáticas.

O vídeo promocional da FAO sobre a temática deste ano dá-nos uma ajuda sobre o que podemos fazer juntos para superar o desafio. “Vamos adaptar a agricultura às alterações climáticas para construir a geração Fome Zero“.

Sofia Costa

Sofia Costa, natural de Lisboa e residente em Leiria, frequenta atualmente o 2º ano da Licenciatura de Nutrição Humana e Qualidade Alimentar na Escola Superior Agrária de Castelo Branco. Aprecia atividades ao ar livre e cultiva um estilo de vida saudável. Gosta de participar em ações de so (...)