Segurelha no jardim, aroma forte no prato

Share on Facebook62Share on Google+0Tweet about this on Twitter

A segurelha das hortas ou comum foi classificada pelos botânicos com o nome de Satureja Hortensis e pertence à família Lamiaceae.

É uma planta popular de jardim, mas também cresce livremente em solos leves e secos e em encostas. As suas folhas são longas e verde-escuras, duras e pontiagudas com flores de um lilás-rosado ou brancas. Os caules são resistentes e desgarrados ou eretos, e podem alcançar 45 cm.

A segurelha é uma planta aromática utilizada na culinária, com um forte aroma capaz de acentuar todos os outros compostos presentes nos alimentos. É frequentemente utilizada em pratos de carne e assados com ervilhas, feijões e couves. Mas, também, pode ser usada para infusões ou na produção de licores.

Cultivar segurelha na sua pequena horta

São apenas necessários alguns passos, muito simples, para cultivar segurelha no seu jardim ou na sua pequena horta, para a utilizar nos seus cozinhados:

  1. Instale por sementeira direta: adquira as sementes em qualquer loja de produtos agrícolas, ou faça mesmo uma compra online
  2. Coloque as sementes, 5 a 30 mm de profundidade na terra a uma distância de aproximadamente 30 cm. Para um metro quadrado de terra, use um total de 4 sementes, ou recomendamos duas sementes em cada vaso.
  3. A planta necessita de um solo bem drenado e um local com muita iluminação. Assim a rega deve ser feita todos os dias, e se necessário de manhã e ao fim da tarde. A segurelha é uma planta muito sensível ao frio, por isso deve ser semeada na primavera ou durante o verão.
  4. As partes da planta utilizáveis são as folhas, frescas ou em seco, que devem ser colhidas antes do florescimento.

Os compostos fitoquímicos presentes na segurelha são diversos, onde se destacam os monoterpenos: timol, carvacrol e cimeno. Estes compostos conferem atividade antimicrobiana à planta. Também estão presentes flavonóides e taninos. Com base na presença destes compostos, podemos afirmar que a segurelha apresenta propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, analgésica e atividade anti-hipercolesterolémica.

É uma planta ideal para enriquecer o seu jardim, uma vez que para além de o tornar mais bonito, pode adicionar o seu aroma e os seus benefícios nas refeições mais elaboradas. Basta adicionar simplesmente as folhas: frescas ou secas.

Referências: Clevely Andy, Katherine Richmond. Manual completo de Plantas e Ervas Medicinais. Lisboa: Editorial Estampa;  Fereshteh Jafari 1 , Fatemeh Ghavidel 2 , Mohammad M. Zarshenas. A Critical Overview on the Pharmacological and Clinical Aspects of Popular Satureja Species . J Acupunct Meridian Stud 2016;9(3):118e127; Fonte da imagem:http://armazemdasespeciarias.com.br/2014/06/23/especiaria-segurelha/

 

Catarina Santos

Sobre Catarina Santos

Catarina Santos é licenciada em Dietética pela Escola Superior de Saúde de Leiria. Interessa-se pela área das Tecnologias de Produção Animal e Vegetal e pela Nutrição.