A digestão das fórmulas infantis poderá ser tóxica para as células intestinais

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on Twitter

A digestão das fórmulas infantis poderá ser tóxica para as células intestinais. Estudos in vitro sugerem que os ácidos gordos obtidos a partir da digestão das fórmulas infantis, poderão causar a morte das células intestinais, que por sua vez poderá contribuir para enterocolite necrotizante (ECN), uma doença inflamatória intestinal que ocorre mais frequentemente em bebés prematuros. O mesmo não acontece com a digestão do leite materno.

Os bebés prematuros alimentados com fórmulas infantis estão mais susceptíveis em desenvolver ECN comparativamente com bebés alimentados com leite materno, no entanto desconhecia-se o motivo pelo qual a amamentação teria efeito protector.

Um grupo de investigadores em bioengenharia de San Diego da Universidade de Califórnia, colocou em hipótese que, a acção da lípase na digestão das gorduras presentes nas fórmulas infantis, mas não do leite materno, disponibilizavam ácidos gordos livres (AGL) que eram citotóxicos para as células intestinais.

O resultado da experiência testada em ratos revelou que, a digestão das fórmulas infantis pela acção da lípase causava morte significativa dos neutrófilos (47 a 99% nas fórmulas infantis comparativamente com 6% no leite materno) e nas células epiteliais e endoteliais do intestino.

A quantidade de ácidos gordos livres foi significativamente mais elevada nas formulas infantis do que no leite materno e a morte celular a partir das formulas infantis reduzia significativamente quando se usava um inibidor da lípase, concluindo que os AGL induziam a citotoxicidade, contribuindo para o desenvolvimento da ECN.

O intestino de adultos saudáveis ou de crianças mais velhas possuem uma barreira na mucosa intestinal que lhes previne os danos celulares que os AGL possam causar. No entanto, o intestino do recém nascido prematuro é muito imaturo, o que poderá explicar o facto de serem mais susceptíveis em desenvolver ECN.

Referências: Penn A., E. Altshuler A., W. Small J, F. Taylor S., R. Dobkins K, W. Schmid-Schönbein G. Digested formula but not digested fresh human milk causes death of intestinal cells in vitro: implications for necrotizing enterocolitis. Pediatric Research (2012) 72, 560–567.; Créditos da imagem: http://wholesomebabyfood.momtastic.com/homemadebabyinfantformula.htm

 

Marisa Figueiredo

Sobre Marisa Figueiredo

Marisa Figueiredo é nutricionista e mestre em Nutrição Clínica, pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz. É doutoranda na Faculdade de Medicina de Lisboa no curso de Doenças Metabólicas e de Comportamento Alimentar. Dedica o seu trabalho à nutrição clínica, no adulto e na criança, com particular interesse pela alimentação e saúde infantil. A prevenção começa in útero.