A prática do yoga durante a doença oncológica: superar dificuldades

Share on Facebook156Share on Google+0Tweet about this on Twitter

A prática de yoga durante uma doença oncológica, com as devidas precauções e com a orientação de um professor certificado, pode ajudar por exemplo a superar dificuldades, como testemunha Benedita, praticante de yoga.

O testemunho de Benedita

Praticar yoga durante uma doença oncológica vale a pena, porque vale a pena viver, vale a pena lutar, vale a pena tentar novas formas de superar as dificuldades e o yoga ajudou-me muito!

O meu nome é Benedita, tenho 60 anos e tive cancro de mama. Fiz uma mastectomia lateral em 2012 e reconstrução mamária em 2015. Pratico yoga desde novembro de 2013.

Ao analisar os benefícios que encontrei na prática do yoga depois do cancro, considero que foram imensos. A prática do yoga levou-me a descobrir novas sensações ao nível físico, a tomar consciência do meu corpo, a perceber as suas limitações e a forma como se adapta e ajusta às solicitações exigidas pela prática do yoga.

Ao praticar as posturas de yoga também me pude aperceber que elas contribuíam substancialmente para melhorar o movimento e a mobilidade dos músculos envolventes na zona submetida à cirurgia. Senti que ajudou ao fortalecimento dos músculos em geral e a um aumento da massa muscular.O desenvolvimento da minha condição física criou-me uma sensação enorme de bem-estar.

Aprendi a respirar e a respiração tornou-se numa aliada muito importante durante a minha recuperação. A respiração ajudou-me a aprender a relaxar ao máximo. A prática das técnicas de respiração facilitou o controlo das mudanças de humor, a enfrentar a doença de uma forma mais serena, sentindo que também contribuiu para combater a depressão, a melhorar o cansaço e a autoestima. Desta maneira comecei a sentir-me mais capaz para executar as tarefas do dia-a-dia, encarando toda a situação com menor sofrimento e sobretudo com menor ansiedade.

Com a ajuda da professora de yoga, Alexandra Pereira, aprendi o modo correto de praticar as posturas e aprendi sobretudo a “lidar” com as asanas com benefícios ao nível físico e mental. Na minha opinião, com a prática do yoga consegui superar as dificuldades com que me fui deparando, aprendi a evoluir, tanto física como psicologicamente, percebendo que com uma “nova” boa disposição me era permitido ultrapassar novos desafios.

Uma parte muito importante, é também o relaxamento. Aprender a relaxar cada bocadinho de nós, desde a ponta do dedo grande do pé até à ponta do cabelo, permite aprender que é possível orientar a minha atenção para a mais ínfima parte do corpo, concentrar-me nela e “milagrosamente” senti-la a ficar cada vez mais relaxada.

Quero ainda realçar a vontade que senti de continuar sempre a praticar yoga, pois penso que o yoga me ensinou a ultrapassar dificuldades e medos que afinal não eram assim tão negros e ver a vida de forma mais tranquila, mais colorida e mais divertida.

Créditos da imagem:https://pixabay.com/pt/users/janeb13-725943/
Alexandra Pereira

Sobre Alexandra Pereira

Alexandra Pereira é professora de yoga certificada pela Asociación Internacional de Profesores de Yoga Sananda (AIPYS). Acredita que a prática de yoga pode oferecer uma melhoria da condição física, mental e psicológica do praticante.