Dia Mundial da Criança: ler e aprender, participar e partilhar

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on Twitter

uma-nova-corridaLer e aprender, participar e partilhar, tudo isto é educação e têm um papel fundamental no processo contínuo conhecido como desenvolvimento infantil.

Ler um livro é uma atividade frequentemente considerada individual mas todos os livros, sobretudo os contos, podem ganhar vida para além das suas páginas.

“Uma nova corrida marada, na conquista de uma alimentação saudável” é um dos contos da autoria de Ana Paula Figueiredo e Pedro Emanuel Figueiredo. Nesta história o objetivo é incentivar as crianças para a aquisição de hábitos alimentares saudáveis assim como para a prevenção de doenças relacionadas com alimentação desequilibrada.

Ana Paula Figueiredo e Pedro Emanuel Figueiredo têm desenvolvido um trabalho único em escolas, bibliotecas e feiras do livro. Passaram por algumas cidades e freguesias do norte de Portugal, nomeadamente Paços de Ferreira, Negrelos, Matosinhos, Mindelo, Viana do Castelo, Esposende, Amares com a apresentação da história através de um teatro de fantoches e de uma pequena conversa com as crianças baseada nos dez mandamentos da alimentação saudável.

O teatro educacional é uma dinâmica muito útil para o desenvolvimento infantil. Fortalece a imaginação, promove a participação e a partilha entre as crianças permitindo um sentido de colaboração, ajuda a melhorar a autoestima e o espírito comunitário no ambiente escolar. Na educação para a saúde, estas iniciativas contribuem para que as crianças aprendam umas com as outras, talvez a melhor forma de aprender!

Ofereça o livro, também disponível para compra online ou partilhe uma história com as crianças organizando um teatro educacional. Os autores podem ser contactados através do e-mail anapaulafig.lo@gmail.com ou na sua página do facebook “Baú das Histórias Infantis”.

Créditos da imagem:http://www.timeanddate.com/holidays/un/universal-childrens-day

Margarida Vieira

Sobre Margarida Vieira

Margarida Vieira é nutricionista e doutorada em Estudos da Criança na especialidade de saúde infantil pela Universidade do Minho. Os seus interesses de investigação estão centrados na promoção e comunicação para a saúde e na prevenção do cancro. Autora e fundadora do Stop Cancer Portugal - adotar um estilo de vida saudável.