Dia Mundial sem Tabaco 2016: prepare-se para a embalagem genérica

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on Twitter

Prepare-se para uma embalagem genérica” é a medida que a Organização Mundial de Saúde (OMS) criou para que todos os países a adotem, de modo a que se reúnam esforços, por todo o mundo, para reduzir o hábito de fumar.

Esta iniciativa é baseada numa campanha australiana que introduziu uma embalagem de cigarros sem marca em 2011 e que contribuiu para aumentar as tentativas de cessação tabágica.

Uma embalagem genérica permite que, todas as embalagens de cigarros correspondam a um padrão igual na forma, tamanho, cor e restringe ou proíbe o uso de logótipos, cores, marcas ou informações promocionais. Esta embalagem reduz a atratividade do tabaco, fica livre de publicidade, não promove o seu consumo mas aumenta as advertências em saúde.

Esta medida é muito útil, por ser um alerta sobre os riscos do consumo do tabaco na saúde, mas também defende uma política global e de consenso para redução do seu consumo.

Video disponibilizado pela OMS

Fontes da informação: http://www.who.int/campaigns/no-tobacco-day/2016/en/http://apps.who.int/iris/bitstream/10665/206456/1/WHO_NMH_PND_16.1_eng.pdf?ua=1 /;http://stopcancerportugal.com/2014/08/18/mortes-por-tabaco-previsoes-apontam-para-salto-global-sem-medidas-de-prevencao/; Fonte da imagem:http://apps.who.int/iris/bitstream/10665/206456/1/WHO_NMH_PND_16.1_eng.pdf?ua=1 /

Joana Santos

Sobre Joana Santos

Joana Margarida Santos é licenciada em Nutrição Humana e Qualidade Alimentar (ESACB-2011) e atualmente detém a licenciatura de Dietética na Escola Superior de Saúde de Leiria. Atualmente, desempenha funções de Técnica de Nutrição Humana e Qualidade Alimentar numa IPSS.