Transportador de zinco ZnT2 para a produção de leite materno

Share on Facebook28Share on Google+0Tweet about this on Twitter
transportador de zinco ZnT2
Transportador de zinco ZnT2

O transportador de zinco ZnT2 é fundamental para garantir a qualidade e quantidade do leite materno, de acordo com uma pesquisa recente acerca da produção de leite pela glândula mamária.

O transportador de zinco ZnT2 transporta zinco para as células epiteliais secretoras da glândula mamária e é fundamental para a quantidade de zinco presente durante a lactação. Este transportador, leva o zinco para a mitocôndria, mas também tem atividade nas células não lactantes e não secretoras da glândula mamária, o que demonstra a importância deste transportador na biologia normal da glândula mamária.

O estudo inicial feito em ratos, mostrou que na ausência do transportador ZnT2 os ratos desenvolviam defeitos na arquitectura e na função das células epiteliais secretoras da glândula mamária, incluindo alvéolos desorganizados. A falta do transportador de zinco reduziu o volume de leite e a quantidade de zinco presente, bem como o conteúdo em proteína, gordura e lactose comparado com o grupo em que o transportador estava presente.

Mais tarde, num estudo em humanos, Shannon L. Kelleher e os colegas comprovaram que o ZnT2 é fundamental para a secreção de zinco no leite materno e as mulheres que possuem mutação no gene que codifica para o ZnT2 têm substancialmente menor nível de zinco no leite provocando deficiência severa de zinco nos bebés exclusivamente amamentados. Crianças que não tenham níveis de zinco adequados têm risco imunológico aumentado e problemas no desenvolvimento.

Os autores assumem que serão necessários mais estudos para perceber como a variação genética do transportador afeta os níveis de zinco no leite e o funcionamento da glândula mamária. No entanto, estes achados foram importantes para identificar crianças em risco de deficiência em zinco muito antes de virem a tê-la, bem como na identificação das mulheres com maior dificuldade em amamentar.

Referências:Lee S., Hennigar S. R., Alam S., Nishida K., Kelleher S. L. Essential Role for Zinc Transporter 2 (ZnT2)-mediated Zinc Transport in Mammary Gland Development and Function during Lactation. The Journal of Biological Chemistry. May 22, 2015. 290, 13064-13078. Alam S., Hennigar S. R., Gallagher C., Soybel D., Kelleher Sh..Exome Sequencing of SLC30A2 Identifies Novel Loss- and Gain-of-Function Variants Associated with Breast Cell Dysfunction. Journal of Mammary Gland Biology and Neoplasia. December 2015, Volume 20, Issue 3, pp 159-172. http://www.futurity.org/zinc-breastfeeding-1076632/ [online, acedido a 12/05/2016].; Créditos das imagens:http://nutrition.psu.edu/kelleherlab/zinc-metabolism-and-breast-function; Electron_shell_030_Zinc  Greg Robson

Marisa Figueiredo

Sobre Marisa Figueiredo

Marisa Figueiredo é nutricionista e mestre em Nutrição Clínica, pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz. É doutoranda na Faculdade de Medicina de Lisboa no curso de Doenças Metabólicas e de Comportamento Alimentar. Dedica o seu trabalho à nutrição clínica, no adulto e na criança, com particular interesse pela alimentação e saúde infantil. A prevenção começa in útero.