Dia Mundial da Saúde 2016: seja super para vencer a diabetes!

Share on Facebook60Share on Google+0Tweet about this on Twitter

No Dia Mundial da Saúde de 2016, a Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta-nos para o impacto da diabetes na saúde pública e coloca-nos o desafio: ajudar a travar o aumento da diabetes. Como?
Com um comportamento super para vencer a diabetes!

Em 2008, 347 milhões de pessoas em todo o mundo eram diabéticos, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde. Em 2012, foi a causa de morte de 1,5 milhões de mortes e prevê-se que no ano de 2030 será a 7ª causa de morte do mundo, se nada fizermos para contrariar a progressão desta doença. Em Portugal, no ano de 2013, 3,1 milhões de indivíduos tinham diabetes ou hiperglicemia intermédia.

A diabetes é uma doença crónica, metabólica, que ocorre quando o pâncreas não produz insulina suficiente ou quando o corpo já não a consegue usar de forma eficaz a insulina que produz. A insulina é uma hormona que tem como principal função regular os níveis de açúcar, a glucose no sangue.

Os objetivos propostos para este ano passam por sensibilizar a população em geral, para o aumento do número de casos de diabetes e as suas consequências, promovendo um conjunto de ações específicas, eficazes e acessíveis a todos para combater a diabetes. Outro dos objetivos é o lançamento do primeiro relatório global sobre a diabetes, que irá descrever as consequências e defender sistemas de saúde mais fortes para assegurar uma melhor vigilância, prevenção e uma gestão mais eficaz da diabetes.

As principais mensagens da campanha transmitida pela OMS são:

  1. A diabetes está a aumentar muito rapidamente, sendo verificado um maior aumento em países menos desenvolvidos
  2. Uma grande maioria dos casos pode ser evitável, com a adoção de um estilo de vida mais saudável
  3. A diabetes é tratável. E deve ser controlada para evitar complicações;
  4. Tudo o que se possa fazer para prevenir e tratar o diabetes é importante para atingir o objetivo global de desenvolvimento sustentável – reduzir a mortalidade prematura por doenças não transmissíveis para um terço até 2030.

Para atingir esta meta, a sociedade tem um papel a importante, incluíndo o governo, os empregadores, os educadores, a indústria, a comunicação social, mas também cada pessoa individualmente.

Como podemos adotar um comportamento super para vencer a diabetes?

As medidas a adotar para prevenir a diabetes são:

  1. Manutenção do peso corporal normal;
  2. Prática de exercício físico regular, adaptado a sua condição física
  3. Comer de forma saudável
  4. Reduzir a ingestão de gorduras e sal na alimentação
  5. Aumentar a ingestão de fibras
  6. Beber líquidos ao longo do dia
Fontes de informação: Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal: http://www.apdp.pt/a-diabetes/a-pessoa-com-diabetes/o-que-e-a-diabetes; Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal: http://www.apdp.pt/a-diabetes/factos-e-numeros/book/75-diabetes-factos-e-numeros-2015/11-factos-e-numeros;Organização Mundial de Saúde: http://www.who.int/campaigns/world-health-day/2016/event/en/; Organização Mundial de Saúde: http://www.who.int/campaigns/world-health-day/2016/posters/en/
Joana Santos

Sobre Joana Santos

Joana Margarida Santos é licenciada em Nutrição Humana e Qualidade Alimentar (ESACB-2011) e atualmente detém a licenciatura de Dietética na Escola Superior de Saúde de Leiria. Atualmente, desempenha funções de Técnica de Nutrição Humana e Qualidade Alimentar numa IPSS.