Yoga Restaurativo – Ou como aliviar o stress

Share on Facebook68Share on Google+0Tweet about this on Twitter

O yoga restaurativo, quando praticado diariamente, permite regular e ajudar nos efeitos do stress crónico. Reservar tempo todos os dias para relaxar e se revigorar é essencial para uma melhor qualidade de vida.

A relação stress-doença, tornou-se numa preocupação da medicina, que abrange todos os ramos e especialidades médicas. Os efeitos do stress atingiram níveis que podemos considerar epidémicos.

O stress manifesta-se em vários aspetos da vida quotidiana: relação amorosa, novo emprego, mudança de cidade, nascimento de um filho, etc. Pode levar a estados de irritabilidade, perda da qualidade de sono, tensão muscular, dores de costas, enxaquecas, entre outras.

O stress provoca sempre uma resposta fisiológica.

No ensino do yoga o mais importante é a forma como nos vemos a nós mesmos e a forma como aceitamos os desafios que vão surgindo. Com a prática do yoga procura-se aumentar os níveis de autoconfiança, aceitação daquilo que há, saber viver o momento presente, sem a ansiedade do futuro e uma auto aprovação sobre os acontecimentos do passado.

O melhor antídoto para o stress é o relaxamento. Relaxar é descansar profundamente. Relaxar é diferente de dormir. Relaxar é manter o corpo imóvel, ausência de qualquer tipo de esforço e procurar manter a mente tranquila, sem pensamentos recorrentes, procurando que a mente apenas sinta a tranquilidade do corpo, com um ambiente acolhedor que é criado para se realizar a prática de yoga, a calma e a profundidade da respiração.

A prática do yoga restaurativo alivia os efeitos do stress crónico de várias formas.

  • Usando apoios (mantas, almofadas, cintos) e através de uma sequência de posturas, consegue-se estimular a coluna vertebral, movendo-a em todas as direções, garantindo a sua total mobilidade. Uma coluna saudável promove o bem-estar físico.
  • O yoga restaurativo apoia-se em posturas de flexão atrás, flexão à frente, leves torções praticadas sempre para o lado direito e esquerdo e posturas invertidas.

O yoga restaurativo é uma prática de yoga que podemos chamar de relaxamento ativo. Para pessoas muito stressadas, é um trabalho árduo e difícil de alcançar, ficar quieto e escutar o corpo é uma tarefa quase impossível para quem vive rodeado de ruído. Saber escutar o silêncio é uma ferramenta poderosa, para manter o equilíbrio psicológico, mental e físico.

Não escute o ruído, escute-se a si e aprecie a maior beleza que existe no mundo, a sua beleza genuína e única.

Referencias: Manual Curso de Professores de Hatha Yoga Ed. Vidya-Academia de Yoga do Porto, 2010. “Light on yoga” B.K.S. Iyengar; “Yoga y Medicina”, Dr. Timothy McCall, Paidotribo; 1º edição (January 1, 2009); “Relax and Renew”, Judith Hanson, Ph, D., P.T, Rodmell Press, Berkeley, California, 2011. Fonte da imagem:http://www.sudakayoga.com/es/yoga-yin
Alexandra Pereira

Sobre Alexandra Pereira

Alexandra Pereira é professora de yoga certificada pela Asociación Internacional de Profesores de Yoga Sananda (AIPYS). Acredita que a prática de yoga pode oferecer uma melhoria da condição física, mental e psicológica do praticante.