Hidroterapia na recuperação oncológica

A hidroterapia é eficaz na reabilitação de mulheres com diagnóstico de cancro da mama, uma vez que proporciona benefícios físicos e funcionais, ajuda a melhorar o estado emocional o que aumenta a qualidade de vida das mesmas.

É importante que haja um acompanhamento permanente para todas estas mulheres que passaram pelo longo processo de reabilitação.

O regresso ao quotidiano é o momento mais esperado depois de recuperar todas as capacidades perdidas pelo cancro como é a amplitude de movimento.

Depois de recuperada, a mulher pode iniciar uma atividade aquática, ou seja, pode passar a realizar exercícios que a ajudarão a manter a força e a amplitude de movimento.

Quando os exercícios são realizados dentro de água, utilizamos a resistência da água para aumentar os benefícios do exercício: a força da gravidade diminui e facilita os movimentos. A pressão hidrostática que a água nos propõe ajuda a eliminar ou prevenir possíveis edemas. O próprio movimento da água promove a drenagem linfática natural dos gânglios linfáticos evitando o aparecimento de linfedema.

Referências: Campion MR, Lange MC. Hidroterapia: princípios e prática. São Paulo: Manole; 2000.; Elsner VR, Trentin, RP, Horn, CC. Efeito da Hidroterapia na Qualidade de Vida de Mulheres Mastectomizadas. Arquivo Ciência Saúde, São José do Rio Preto, v. 16, n. 2, p. 67-71.

Cátia Mota

Cátia Mota é fisioterapeuta, licenciada em Fisioterapia (CESPU- 2014). Colaboradora na Clínica Santa Barbara, desde setembro 2014. Atualmente é também fisioterapeuta na Clínica MAPADI. Gosta de passeios ao ar livre, essencialmente à beira mar. Acredita que os cuidados de saúde são para (...)