Dia Mundial do Rim: a prevenção da doença renal começa na infância!

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on Twitter

O Dia Mundial do Rim celebra-se internacionalmente a 10 de março.

A Organização Mundial da Saúde criou em 2006 o Dia Mundial do Rim, comemorado todos os anos na segunda quinta-feira do mês de março. Este ano o Dia Mundial do Rim alerta para a doença renal com a seguinte mensagem “Doença renal e crianças: agir cedo para prevenir!”

O objetivo é sensibilizar a população em geral para as doenças renais que afetam milhões de pessoas em todo o mundo, incluindo muitas crianças que possam estar em risco de as vir a desenvolver. É crucial promover a educação para a saúde, consciencializar as crianças, pais e educadores para a importância de um estilo de vida saudável, desde o nascimento até à idade adulta. A detecção precoce e a adoção de um estilo de vida saudável são fortes aliados para evitar o aumento do número de casos das doenças renais crónicas e para cuidar, de forma mais eficaz, as crianças com doenças renais congénitas ou adquiridas.

Em Portugal, a incidência desta doença renal crónica terminal é a mais elevada da Europa, com cerca de 234,86 novos casos por milhão/ano, de acordo com os dados respeitantes ao ano 2014 do Registo Nacional da Sociedade Portuguesa de Nefrologia.

O que pode fazer para manter os rins saudáveis?
São 8 as regras de ouro:

  1. Manter-se saudável e ativo
  2. Controlar regularmente os níveis de açúcar no sangue
  3. Controlar regularmente a sua pressão arterial
  4. Reduzir o consumo de sal
  5. Alimentar-se de forma saudável e manter um peso saudável
  6. Ingerir líquidos
  7. Não fumar
  8. Controlar o consumo de anti-inflamatórios não esteróides, tais como: Aspirina, Paracetamol, Ibuprofeno, Naproxeno.

Fontes de informação: http://www.worldkidneyday.org/; http://pelorim.pt/2016/02/28/dia-mundial-do-rim-2016/; http://www.paho.org/bireme/index.php?id=277%3Adia-mundial-do-rim-2015-saude-renal-para-todos&option=com_content ; http://www.apir.org.pt/?lop=conteudo&op=6974ce5ac660610b44d9b9fed0ff9548&id=ccb0989662211f61edae2e26d58ea92f ;  http://www.portaldadialise.com/articles/dia-mundial-do-rim-aposta-na-prevencao-junto-das-criancas

 

 

 

 

 

Joana Santos

Sobre Joana Santos

Joana Margarida Santos é licenciada em Nutrição Humana e Qualidade Alimentar (ESACB-2011) e atualmente detém a licenciatura de Dietética na Escola Superior de Saúde de Leiria. Atualmente, desempenha funções de Técnica de Nutrição Humana e Qualidade Alimentar numa IPSS.