Crianças com Cancro: no dia internacional, sensibilizar para prevenir!

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on Twitter

Celebra-se a 15 de fevereiro, o Dia Nacional da Criança com Cancro!

A maior taxa de incidência de cancro em idade pediátrica, em Portugal, verifica-se na faixa entre os 15 e os 19 anos de idade, com destaque no sexo masculino (figura disponível no final do artigo).

Os especialistas defendem que um diagnóstico precoce é fundamental, permitindo salvar 8 em cada 10 crianças.

Tipos de cancro infantil mais frequentes

Os tipos de cancro infantil mais frequentes são as leucemias, linfomas e tumores do sistema nervoso central. Menos frequentes, mas também afetam as crianças são: neuroblastoma (nervos periféricos e sistema nervoso autónomo), tumor de Wilms (tumor renal), retinoblastoma (tumor da retina), tumor das células germinativa, osteossarcoma (tumor ósseo), sarcomas (tumor dos tecidos moles) e tumores hepáticos.

Os avanços na terapêutica e a realização de diagnósticos em fases iniciais têm contribuído para a eficácia do tratamento e para o aumento do número de crianças sobreviventes.

A UICC Global Cancer Control, na Declaração Mundial do Cancro, estabelece as seguintes metas:

  1. Reforçar os sistemas de saúde para o controlo eficaz do cancro
  2. Incluir no Plano Nacional de Vacinação de cada país a vacina do Vírus do Papiloma Humano (vacina HPV)
  3. Reduzir e dissipar mitos sobre o cancro
  4. Realizar rastreios para uma deteção mais precoce do cancro
  5. Melhorar o acesso aos serviços de saúde, nomeadamente do tratamento do cancro
  6. Melhorar a disponibilidade dos serviços para o controle da dor e ansiedade, característicos deste tipo de patologias
  7. Melhorar a educação e a formação dos profissionais de saúde.

As crianças e adolescentes são o coração de cada país. É responsabilidade de todos, garantir-lhes viver a vida ao máximo para alcançar os seus sonhos e objectivos.

criança com cancro

Fontes de informação: UICC, Global Cancer Control; Portal de Informação Português de Oncologia Pediátrica em http://www.pipop.info/gca/index.php?id=197; Ordem dos enfermeiros; Acreditar – Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro; Childhood Cancer International em http://www.childhoodcancerinternational.org/cci-signature-events/international-childhood-cancer-day/; Créditos da imagem:http://www.pipop.info/gca/index.php?id=195;http://3vilas.com/dia-crianca-com-cancro/

Joana Santos

Sobre Joana Santos

Joana Margarida Santos é licenciada em Nutrição Humana e Qualidade Alimentar (ESACB-2011) e atualmente detém a licenciatura de Dietética na Escola Superior de Saúde de Leiria. Atualmente, desempenha funções de Técnica de Nutrição Humana e Qualidade Alimentar numa IPSS.