Um ritmo saudável para o ano 2016

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on Twitter

O ano novo de 2016 merece ser inaugurado com um novo ritmo, um ritmo saudável. No campo da saúde e da prevenção, em 2016 terá bons resultados se nas suas decisões, introduzir novas rotinas. Basta uma ou duas, novas rotinas a que o seu corpo não esteja habituado, para observar resultados positivos. Ou está com coragem para aceitar todas as minhas propostas? Nesse caso a reviravolta será notável!

São novas atitudes, estão ao seu alcance e se as iniciar já, facilitam as inúmeras tarefas que o corpo humano realiza constantemente para manter e recuperar a homeostasia.

Todas as escolhas que faz ao longo do dia, determinam mais tarefas ou menos tarefas para os diferentes sistemas que compõem o seu corpo: coração, fígado, vesícula, intestinos, rins, pulmões.

Registe cada uma das propostas para um ritmo saudável e compreenda os benefícios:

  1. Livre-se do tabaco!
    Decida-se de uma vez por todas e avance. Afaste-o da sua vida, mais todas as toxinas inaladas e espalhadas por um cigarro acesso. Quanto mais se conhece do tabaco e das suas substâncias, maior é a evidência do risco a que nos expomos. O número de compostos tóxicos transportados pelo fumo tem vindo a aumentar com a investigação. Um recente artigo publicado na revista Cancer Letters, considera já 73 compostos cancerígenos  em estudos realizados com animais e humanos, dados estes confirmados pela Agência Internacional de Investigação do Cancro (IARC). Essas substâncias inaladas diretamente ou indiretamente matam, roubam vidas.
  2. Procure fazer uma atividade física regular, adequada à sua idade e personalidade.
    Pode escolher entre as mais usuais como a caminhada, a corrida, a natação, ou outras aparentemente mais leves importadas do Oriente como o Tai Chi, o Yoga, entre outras. Ou então, experimente uma atividade que sempre foi um sonho não concretizado. O importante é a introdução de uma atividade que compense as longas horas, de imobilidade atrás de uma secretária, em reuniões, no sofá. Proporcione diariamente movimento ao seu organismo para que seja mais fácil eliminar e libertar substâncias que resultam do metabolismo digestivo e respiratório. Tudo o que comemos e bebemos, o ar que respiramos, produzem-se substâncias, chamados metabolitos que resultam dessas operações, da digestão e da respiração. Depois são eliminados pelo próprio corpo, mas com movimento e atividade física diária, o processo é facilitado. Há provas substanciais de que o exercício físico ativa diferentes vias de sinalização especificamente associadas à homeostasia muscular, ao metabolismo e ao stress oxidativo.
  3. Não vá em cantigas ou tretas de detoxs, antioxidantes e suplementos.
    Adote uma alimentação saudável, com alimentos frescos, verdadeiros, provenientes da natureza e sem processamentos complexos. O seu corpo precisa de uma alimentação equilibrada, variada e completa. Mais, lembre-se de que não há superalimentos, há sim combinações poderosas! Sente-se perdido no meio de tanta informação desconexa e contraditória? Procure um nutricionista. A nutrição é uma das área da medicina preventiva e do estilo de vida, por isso só um profissional com aptidões nesta área pode dar uma orientação especializada, ajudando-o, de um modo gradual, a alterar os hábitos alimentares e de um modo personalizado. Isto é, não se ajustam ao vizinho do lado, são orientações mesmo para si.
  4. Vigie o seu peso.
    Procure alcançar o peso que o seu corpo está preparado para aceitar, sem sobrecargas. A sua informação genética e a sua estatura determinam o peso que o seu corpo pode suportar para um bom estado de saúde. Todos os quilos que acumular a mais contribuem negativamente para o seu bem-estar ao longo da vida. Não sabe como? Mais uma vez, procure um nutricionista! É o apoio especializado que necessita.
  5. Treine o bom humor.
    Divirta-se! Cante, dance, inscreva-se num curso ou aprenda a tocar um instrumento musical, arranje pretextos para celebrar a vida, faça a festa reunindo a família e os amigos. Esqueça as “dietas” nos dias de festa e seja rigoroso nos dias normais. O bom humor é o método mais natural, livre de custos, para reduzir o stress, a ansiedade e tensão ao mesmo tempo que melhora a saúde física e mental e reforça positivamente a sua visão sobre o mundo e a vida.

Com estas novas rotinas, sei que não lhe vai faltar saúde em 2016. Bom Ano Novo!

Referências: Lurie, A., & Monahan, K. (2015). Humor, Aging, and Life Review: Survival Through the Use of Humor. Social Work in Mental Health13(1), 82-91.; Zampieri, S., Pietrangelo, L., Loefler, S., Fruhmann, H., Vogelauer, M., Burggraf, S., … & Tirpáková, V. (2015). Lifelong physical exercise delays age-associated skeletal muscle decline. The Journals of Gerontology Series A: Biological Sciences and Medical Sciences70(2), 163-173.; Wang, G. Z., Cheng, X., Li, X. C., Liu, Y. Q., Wang, X. Q., Shi, X., … & Zhou, G. B. (2015). Tobacco smoke induces production of chemokine CCL20 to promote lung cancer. Cancer letters363(1), 60-70.
Margarida Vieira

Sobre Margarida Vieira

Margarida Vieira é nutricionista e doutoranda em Estudos da Criança, na Universidade do Minho. Os seus interesses de investigação estão centrados na promoção e comunicação para a saúde e na prevenção do cancro. Autora e fundadora do Stop Cancer Portugal - adotar um estilo de vida saudável.