O despertar da força: quanta saúde está em si?

Share on Facebook44Share on Google+0Tweet about this on Twitter

Quando ouvimos a expressão “O despertar da força” ou a mais antiga, muito popular “que a força esteja contigo” em que é que pensamos concretamente? Pensamos em Star Wars e naquela ficção científica toda, repleta de símbolos e de uma luta eterna entre Jedi e Sith. O lado da luz, o bom e o lado sombrio, o mau.

Quem cresceu nos anos 70, como não podia deixar de ser, tornou-se fã incondicional da saga Star Wars. Essa ligação renova-se com a estreia de um novo episódio. As minhas primeiras idas ao cinema, sem supervisão parental, começaram exatamente com a estreia do episódio V: O Império Contra-Ataca, em plena adolescência.

Nessa altura Obi Wan Kenobi era uma personagem central e das mais veneradas. Ele descrevia a “força” como “um campo de energia criado por todas as coisas vivas: ela nos cerca, nos penetra; ela mantém a galáxia coesa; ela provém de tudo; ela é tudo.”

Sucintamente, o que se entende daqui, é que a “força” é vida. Esta “força” quando conquistada concedia poderes, como o aumento dos atributos físicos, maior controle mental, resistência e agilidade melhorada, entre outros.

Deixemos a ficção no planeta Tatooine e aterremos no planeta Terra. Aqui a “força” é conhecida por saúde! Saúde é vida. Estamos a falar do mesmo. Por isso vamos adaptar a expressão mais conhecida de todos os tempos “may the force be with you” para o caso terrestre: que a saúde esteja contigo! Na verdade, o mais natural é ser saudável! Estranho é não fazermos nada para preservar esse estatuto.

Viver no planeta Terra com “meia saúde” é complicado, há limitações de várias ordens. Por outro lado, adotar um estilo de vida que promova a saúde e a plena forma física e mental representa ganhos semelhantes aos concedidos pela “força” dos Jedi.

Vejamos, aptidão física é ser capaz de realizar todas as atividades diárias de um modo tranquilo e sem esforço. Quando se conjuga uma alimentação saudável com a prática regular de atividade física promove-se uma condição física que se caracteriza por uma composição física ótima, resistência aeróbica, flexibilidade e todas essas capacidades revelam a saúde e qualidade de vida que tem.

Afinal, quanta saúde está em si?

Referências: DREWNOWSKI, Adam; EVANS, William J. Nutrition, physical activity, and quality of life in older adults summary. The Journals of Gerontology Series A: Biological Sciences and Medical Sciences, 2001, 56.suppl 2: 89-94.; Outras fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/For%C3%A7a_(Star_Wars); Créditos da imagem: http://www.starwars.com/

Margarida Vieira

Sobre Margarida Vieira

Margarida Vieira é nutricionista e doutoranda em Estudos da Criança, na Universidade do Minho. Os seus interesses de investigação estão centrados na promoção e comunicação para a saúde e na prevenção do cancro. Autora e fundadora do Stop Cancer Portugal - adotar um estilo de vida saudável.